O perigo escondido nas dietas da moda

Dietas tendem a trazer outras consequências negativas, como o aumento das chances de desconexão com os sinais internos do corpo, como fome e saciedade

O fato de nunca ter sido tão fácil termos acesso a informações sobre nutrição é um dos fatores que explica a propagação incontrolável de regimes e dietas da moda.

Há alguns anos era preciso ir até uma banca de jornal para comprar uma revista com o último lançamento milagroso para perder peso. Hoje, porém, mesmo sem pesquisar, existem milhares de links e promessas na internet para se conquistar o corpo desejado em pouco tempo.

Dietas só devem ser seguidas com orientação nutricional
Créditos: anouchka/istock
Dietas só devem ser seguidas com orientação nutricional

O problema é que, na maioria das vezes, as dietas encontradas na rede digital não são baseadas em estudos científicos, além de não levarem em conta as características individuais. Como esses aspectos nem sempre são compreendidos pelo grande público, essas dietas mostram-se bastante populares, gerando muitos cliques.

Outro problema grave ao se seguir uma dieta – especialmente aquelas de cunho duvidoso disponíveis na internet – é a alta probabilidade de se recuperar o peso perdido. A estimativa é de que 95% das pessoas que emagrecem por meio de restrição alimentar acabam readquirindo os quilos perdidos (ou até engordando mais) pouco tempo depois.

Dietas podem despertar compulsão alimentar
Créditos: AndreyPopov/istock
Dietas podem despertar compulsão alimentar

Dietas tendem a trazer outras consequências negativas, como o aumento das chances de desconexão com os sinais internos do corpo, tais quais a fome e saciedade, e o maior risco para o desenvolvimento de um transtorno alimentar, como anorexia nervosa, bulimia nervosa ou compulsão alimentar.

Por todos esses motivos, é importante pensar nas consequências de se seguir uma dieta, principalmente aquelas que são não prescritas por profissionais, respeitando-se as características de cada pessoa.

Texto escrito pela nutricionista Marcela Kotait.