O que a ciência diz sobre a ‘água de girino’, hit do Tik Tok?

Receita promete resultados promissores para quem quer perder uns quilos

Composta por limão e semente de chia, ‘água de girino’ caiu no gosto dos influenciadores; veja o que diz a ciência
Créditos: Reprodução
Composta por limão e semente de chia, ‘água de girino’ caiu no gosto dos influenciadores; veja o que diz a ciência

Tomar “Água de girino” está dando o que falar no Tik Tok.  A solução é indicada como alternativa para quem quer perder uns quilos na balança. E o motivo para isso é que a água batizada ajuda a prolongar a sensação de saciedade, contribuindo para a redução do apetite e eventuais exageros à mesa. 

No entanto, ao contrário do que o nome sugere, ela não contém girinos, mas sim uma mistura de água, suco de limão e sementes de chia. Enquanto a aparência viscosa da bebida, que lembra os pequenos anfíbios, é o que justifica o apelido.

Em meio ao burburinho da nova fórmula de salvação das redes sociais, a pergunta que fica é:

O que a ciência diz sobre a ‘água de girino’?  

Sim, há fundamentos científicos por trás das alegações de que essa bebida pode contribuir para o controle de peso. Isso porque as sementes de chia são ricas em fibras, um nutriente essencial para a digestão. É fato ainda que suas propriedades ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e contribuem para a sensação de saciedade. 

Grande parte da fibra nas sementes de chia é solúvel, o que significa que ela se transforma em uma substância gelatinosa no estômago, retardando o processo digestivo. Isso fornece uma fonte contínua de energia e pode ajudar a reduzir a fome, diminuindo assim o consumo calórico ao longo do dia.

No entanto, como em tudo na vida, a moderação é fundamental. Comer sementes de chia em excesso pode levar ao ganho de peso. E não há necessidade de passar pela sensação de tomar uma gosma, se a “água de girino” faz você ter ânsia de vômito. Você pode obter os mesmos benefícios à saúde adicionando sementes de chia a alimentos saudáveis que você já consome — e bebendo água suficiente ao longo do dia para se manter bem hidratado.

Moderação é tudo 

Como em qualquer prática alimentar, equilíbrio é tudo. Vale lembrar que, apesar dos benefícios, o consumo excessivo de sementes de chia pode ter o efeito contrário e resultar em ganho de peso. Além disso, se a textura viscosa da chamada “água de girino” lhe causa desconforto ou enjoo, não há motivo para insistir.

Uma alternativa mais prazerosa para obter os mesmos benefícios é incorporar as sementes de chia em alimentos que você já costuma consumir, como iogurtes, smoothies ou saladas.

Assim, você usufrui das fibras sem ter que lidar com a textura incômoda. Além disso, manter-se bem hidratado ao longo do dia é essencial para a saúde geral.