O que a ciência diz sobre dormir nu e por que você deveria começar a fazer isso
Ir para a cama sem roupa alguma tem mais benefícios do que você imagina
Há diversos estudos sobre hábitos que podem melhorar o sono, desde escolher o colchão ideal até regular a luz ambiente. No entanto, algo que pode surpreender muitas pessoas é que dormir nu pode trazer benefícios significativos para a saúde.
Cientistas e especialistas têm investigado os efeitos de dormir sem roupas, e as descobertas indicam que essa prática simples pode melhorar a qualidade do sono e proporcionar uma série de vantagens para o corpo e a mente.
O que a ciência sabe sobre os benefícios de dormir nu?
Melhora na qualidade do sono
De acordo com especialistas em sono, temperaturas mais baixas permitem que você tenha uma noite mais tranquila, e tirar o pijama pode ser uma maneira simples de conseguir isso.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
A autora de “The Good Sleep Guide” (O guia para dormir bem, em tradução livre), Sammy Margo é uma das defensoras da prática. Segundo ela, quando você vai para a cama sem roupas, seu corpo pode regular sua temperatura de forma mais eficaz.
Essa regulação de temperatura sinaliza a todo o organismo que é hora de dormir, fazendo você adormecer mais rapidamente e ter ciclos de sono mais profundos.
Estresse e ansiedade reduzidos
Dormir sem roupas também pode ter benefícios psicológicos. Isso ocorre por conta da sensação de liberdade, o que pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e relaxado, reduzindo o estresse e a ansiedade.
Alguns estudos sugerem que essa forma de liberdade física pode reduzir os níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse.
Melhora a ventilação da pele
Dormir sem roupas permite que sua pele respire durante a noite, reduzindo o risco de doenças de pele, como infecções fúngicas, que prosperam em ambientes úmidos e cobertos.
Dermatologistas sugerem que ficar nu também pode prevenir manchas e acne, que geralmente são agravadas por roupas apertadas que podem prender sujeira e suor contra sua pele.
Saúde ginecológica
Dormir sem roupa íntima permite que os órgãos genitais respirem melhor, mantendo-os secos e mais limpos. A dica é válida especialmente para mulheres que sofrem com recorrentes infecções vulvovaginais, como candidíase.
Promove a intimidade com o parceiro
Para casais, dormir nus pode fortalecer a conexão e aumentar a intimidade. O contato pele a pele durante o sono aumenta a produção de oxitocina, o que pode melhorar a proximidade emocional e o bem-estar no relacionamento.
Um estudo realizado pela Cotton USA com 1.000 casais descobriu que aqueles que dormiam nus relataram maior felicidade em seus relacionamentos do que aqueles que usavam pijamas ou roupas de dormir.