O que é a hepatite autoimune que matou jogadora de futsal?
Ela chegou a passar por um transplante de fígado na semana passada
A jogadora de futsal Pietra Medeiros morreu no sábado, 20, aos 20 anos, após complicações provocadas por uma hepatite autoimune.
A atleta que atuava pelo Taboão Magnus, de Taboão da Serra (SP), estava internada em estado grave desde o início do mês em São Paulo. Na semana passada, ela chegou a passar por um transplante de fígado, mas acabou não resistindo.
O que é hepatite autoimune?
A hepatite autoimune é a inflamação do fígado que ocorre quando o sistema imunológico se volta contra as células do fígado. De acordo com a Mayo Clinic, a causa exata da doença não é clara, mas fatores genéticos e ambientais parecem interagir ao longo do tempo no desencadeamento da doença.
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- Falta de zinco: aprenda a identificar os sintomas e saiba como tratar a tempo
- 5 doenças que podem causar sede excessiva
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
A hepatite autoimune não tratada pode levar à cicatrização do fígado (cirrose) e, eventualmente, à insuficiência hepática.
Quando diagnosticada e tratada precocemente, no entanto, a condição muitas vezes pode ser controlada com medicamentos que suprimem o sistema imunológico.
Um transplante de fígado pode ser uma opção quando a hepatite autoimune não responde aos tratamentos medicamentosos ou em casos de doença hepática avançada.
A doença afeta mais frequentemente as mulheres e tem um ciclo variável, variando de nenhum sintoma à insuficiência hepática fulminante.
Entre os sintomas mais comuns estão a fraqueza, cansaço e mal-estar, dores no abdômen e olhos amarelados.