O suco de fruta que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue
Um copo desta bebida pode ser um aliado no controle do diabetes, segure estudo
Recentemente, uma pesquisa publicada na revista Current Developments in Nutrition, vem chamando atenção na comunidade médica e de nutricionistas. Este estudo descobriu que um suco de fruta em particular possui potencial para reduzir rapidamente os níveis de açúcar no sangue, tornando-se uma possível arma no combate ao diabetes.
O diabetes é uma condição que ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente, ou não consegue usar eficientemente a insulina que produz, resultando em altos níveis de açúcar no sangue. Este problema de saúde tem sido crescente no Brasil e atinge cerca de 6,9% da população do país, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Qual o papel do suco de romã no controle do diabetes?
O estudo envolveu 21 participantes saudáveis, e analisou os efeitos de um consumo único de suco de romã de aproximadamente 236 ml. Entre os voluntários, alguns receberam água, outros suco de romã e um terceiro grupo recebeu uma bebida à base de água com a mesma quantidade de açúcar que o suco. Os pesquisadores colheram amostras do açúcar no sangue nos momentos antes e pós consumo das bebidas, em diversos intervalos que variaram de 15 a 180 minutos.
- Guia completo de Caldas Novas: como chegar, quando ir e onde ficar
- 5 experiências na República Tcheca para amantes de vinho
- Sintomas noturnos que são um alerta precoce de diabetes
- Uma fruta pode ajudar no seu objetivo de perder a barriga; conheça os benefícios
Quais foram os resultados do estudo?
Os resultados mostraram que enquanto a água e a bebida à base de água não afetavam os níveis de açúcar no sangue, o suco de romã trouxe uma queda significativa na glicemia dos participantes que tinham baixa insulina sérica em jejum. Isso ocorreu a partir dos 15 minutos após o consumo da bebida.
Por que o suco de romã ajuda a controlar o diabetes?
Os pesquisadores acreditam que esse benefício do suco se deve à alta quantidade de antocianinas presente nas romãs. Esses pigmentos, responsáveis pela cor profundamente rica da fruta, possuem ação antioxidante. Uma das teorias é que estes antioxidantes seriam capazes de se ligar ao açúcar e minimizar a resposta do organismo em termos de produção de insulina, controlando assim os níveis de glicemia no sangue.
Sem dúvida a descoberta é promissora e ter um aliado tão natural no controle dos níveis de açúcar é um avanço importante, no entanto é necessário frisar que o diabetes é uma condição de saúde séria, que requer acompanhamento médico e nutricional e que um simples suco não substitui a necessidade de uma rotina de cuidados e um estilo de vida saudável.