OMS divulga lista de exames essenciais para prevenir doenças

A entidade incluiu 12 testes para detectar tumores malignos e determinar suas características

Por: Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a segunda versão da sua Lista de Exames Essenciais, um resumo de testes laboratoriais que deveriam estar disponíveis de forma ampla e acessível em todos os sistemas de saúde.

Eles abrangem diagnóstico, monitoramento de doenças predominantes e métodos para atestar a segurança de doações de sangue.  Segundo Wilson Shcolnik,  presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, “essa medida faz parte de uma estratégia da OMS para tornar as transfusões de sangue mais seguras”.

Istock/© jarun011
Crédito: Istock/© jarun011Lista de exames essenciais da OMS é atualizada

Detecção e monitoramento de câncer

A primeira versão dessa lista publicada em 2018 continha 113 testes concentrados em um número limitado de doenças prioritárias como HIV, malária, tuberculose e hepatite.

Nesta segunda edição, a OMS adicionou 115 testes ao documento, 12 deles destinados a ampliar a detecção precoce de câncer, especialmente de tumores sólidos e das células germinativas, tais como o câncer colorretal, do fígado, do colo do útero, da próstata, da mama, leucemia e linfomas.

12 exames são destinados a ampliar a detecção precoce de câncer

Também foram inseridos exames para detecção de doenças infecciosas adicionais predominantes em países de baixa e média renda, como cólera, e doenças negligenciadas como leishmaniose, esquistossomose, dengue e zika. Nova seção para testes de influenza foi adicionada para ambientes de saúde das comunidades onde não há laboratórios disponíveis.

O documento da OMS contempla ainda exames laboratoriais utilizados para diagnóstico e controle de outras condições como anemia e mau funcionamento da tireoide.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.