OMS informa que há morte de crianças por coronavírus

Entidade orienta países a testarem absolutamente todos os casos suspeitos

16/03/2020 14:26

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira, 16, que já há registro de morte de crianças em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. Até então, a preocupação maior era com idosos, pessoas com doenças crônicas e fumantes.

De acordo com o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, as crianças tendem a ter os sintomas mais leves, mas não estão imunes à gravidade da doença. “Esta é uma doença séria. Embora a evidência que temos sugira que aqueles com mais de 60 anos correm maior risco, jovens, incluindo crianças, morreram”, disse Tedros.

Testes em massa

A entidade voltou a reforçar a necessidade de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19 e também ressaltou a necessidade de aumentar o número de testes aplicados.

“Temos uma mensagem simples para todos os países: teste, teste, teste. Teste todos os casos suspeitos, se eles tiverem resultados positivos, isole-os e descubra com quem eles entraram em contato dois dias antes de desenvolverem sintomas e testem essas pessoas também ”, disse Tedros.

OMS pede que todas as pessoas com sintomas sejam testadas
OMS pede que todas as pessoas com sintomas sejam testadas - reprodução/Twitter

Tedros não destacou nenhum país, mas líderes estaduais e locais nos EUA criticaram fortemente o governo Trump por adiar e limitar quem poderia fazer o teste no país.

No início do surto, os testes eram limitados a pessoas que haviam viajado recentemente para a China e apresentavam sintomas, ou pessoas sintomáticas e expostas a alguém já diagnosticado. Desde então, a agência expandiu suas diretrizes para incluir pessoas com sintomas que já estão no hospital ou com condições frágeis de saúde.

No Brasil, com o aumento do número de casos, o governo defendeu, na semana passada, a testagem apenas de pacientes em estado grave. Passariam a ser testadas apenas pessoas internadas com problemas respiratórios. Para os demais casos, valeria apenas o diagnóstico clínico.

Nesta segunda-feira (16), porém, o Ministério da Saúde informou em coletiva de imprensa que estuda a aquisição de testes rápidos para ampliar a contenção do Covid-19.

“É possível que o Ministério da Saúde faça uma aquisição e importação de testes rápidos, que não dependem do envio de material para laboratório”, disse o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo.

Suspeita de coronavírus

Febre, dificuldade de respirar, dor de garganta, cansaço e tosse seca são sintomas comuns da gripe, mas também do novo coronavírus (Covid-19). Se você apresentar esses sintomas iniciais do vírus, a orientação do Ministério da Saúde é ligar no número 136 para buscar informações do que fazer ou procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Sintomas de coronavírus se assemelham aos de uma gripe
Sintomas de coronavírus se assemelham aos de uma gripe - divulgação/Ministério da Saúde

As redes de emergência, como hospitais e prontos-socorros, devem ser evitadas para dar espaço apenas para os casos mais graves de saúde ou para as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como idosos e os portadores de doenças crônicas e pacientes que passam por quimioterapia.

Leia mais na matéria abaixo: