Últimas notícias:

Loading...

Entenda por que OMS diz que pandemia vai se arrastar por 2022

Dirigente da Organização Mundial da Saúde diz que o mundo não está no caminho da solução da crise

Por: Redação

A pandemia da covid-19 “vai durar mais um ano do que precisa”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A afirmação foi feita por Bruce Aylward, um alto dirigente da entidade em entrevista à BBC. Ainda de acordo com Aylward, isso significa que a crise pode “facilmente se arrastar profundamente em 2022”.

A explicação para isso é simples: falta de vacina em países pobres.

vacinas
Crédito: Jair Ferreira Belafacce/istockDistribuição desigual de vacinas é um problema que vai colaborar para o atraso do fim da pandemia

Para se ter uma noção, de acordo com dados do Our World in Data e do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, menos de 5% da população da África foi vacinada com a primeira dose. E o pior: não há sinais de que a vacinação será acelerada nesses países mais pobres.

Enquanto isso, já se discute um dose adicional de imunizante em países de renda mais alta.

É por isso que a OMS tem se posicionado contrária a aplicação da terceira dose. Para a organização, a prioridade global neste momento deve uma distribuição de vacinas mais igualitária.

“Nós realmente precisamos acelerar, ou sabe o que vai acontecer? Esta pandemia vai durar mais um ano do que precisa”, prevê Bruce Aylward.

pandemia
Crédito: Araelf/istockPandemia da covid deve se arrastar por 2022, segundo OMS

De acordo com a reportagem da BBC, a The People’s Vaccine, uma aliança de instituições de caridade, divulgou  que apenas uma de cada sete doses prometidas por empresas farmacêuticas e países ricos está de fato chegando às nações mais pobres de destino.

Segundo esse levantamento, a África é responsável por apenas 2,6% das doses administradas em todo o mundo. 

Compartilhe:

?>