Pedro Bial dá exemplo de coragem e revela sua doença mental

Por: Redação | Comunicar erro

A imagem pública de Pedro Bial é de alguém sempre animado.

Mas esse tipo de imagem engana: ele sofre de depressão.

Está repercutindo nas redes sociais o pedido de ajuda de Whindersson Nunes revelando sinais de depressão, ao dizer que já não tem “tanta vontade de viver”.
Felipe Neto também divulgou que sofre dessa doença – e até fez um vídeo para explica como a depressão modifica sua vida.

Anitta também teve um mesmo problema, obrigada a tomar antidepressivos.

Sobre seu primeiro contato com a depressão, a famosa contou que teve “bem no início, com 18 anos, e sempre achava que tinha um motivo: porque falavam mal… Até que veio o ‘Vai Malandra’, que deu muito certo e eu não estava feliz, aí acendeu a minha luzinha. Era difícil sair de casa, levantar da cama, não conseguia atender os fãs no camarim”, desabafou.

Pedro Bial revelou que passou por um momento difícil de sua vida nos anos 2000, quando foi diagnosticado com depressão.

Após sofrer com os sintomas da doença pelos próximos dois anos, agora, já recuperado, o apresentador disse tomar cuidados para evitar que a doença retorne.

pedro bial depressão
Crédito: Reprodução/TV GloboPedro Bial revelou que sofreu de depressão por dois anos

“Na virada do milênio, andei bem ruinzinho, roendo borda de pinico, mas dei a volta por cima com um bom psicanalista, psiquiatra e medicamento. Nunca mais ocorreu, o que é um bom sinal porque, em geral, quem tem depressão uma vez acaba tendo outros episódios. Talvez porque eu já tenho uma certa precaução. Vejo sinais aparecendo e medidas antes que se precipite numa depressão”, contou ao youtuber Marcelo Bonfá.

No dia a dia, no entanto, Pedro Bial volta e meia tem que controlar os sintomas de outro leve transtorno psicológico:

“Eu sou um ansioso. Procuro canalizar minha ansiedade para o trabalho, para colocar essa energia para andar. Mas eu tenho que lidar diariamente com minha ansiedade”.

DEPRESSÃO

É normal sentir-se para baixo vez ou outra, mas depressão é mais que isso, é uma doença mental que causa alterações químicas no cérebro, provocando baixa da auto-estima, sentimentos de culpa e de fracasso. Pessoas que passaram por eventos adversos durante a vida (desemprego, luto, trauma psicológico) são mais propensas a desenvolver a doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge hoje 300 milhões de pessoas em todo o mudo e pode se tornar a doença mais incapacitante até 2020.

Confira no link abaixo alguns sinais que ajudam a reconhecer a depressão. Esses sintomas podem ser isolados ou somatizados:

Compartilhe:

1 / 8
1
03:03
Sinais que indicam problemas na visão
Como saber se a saúde da sua visão vai bem? Existem sintomas que alertam sobre doenças na região ocular? O Dr. …
2
02:10
Brasil registra um salto nos casos de morte por dengue
Um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde revela um salto nos casos de dengue no país. O levantamento compara os …
3
02:47
Lendas sobre a saúde infantil
A Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da vida, fala sobre as lendas que os pais acreditam sobre …
4
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
5
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
6
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
7
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
8
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …