Últimas notícias:

Loading...

Perimenopausa pode começar na faixa dos 30 anos; veja os sintomas

Saber quais mudanças acontecem pode ajudar você a identificar essa fase de transição para a menopausa

Por: Redação

A perimenopausa é um período sem duração definida que antecede a menopausa, marcando o fim dos anos reprodutivos. Um estudo que monitorou mulheres enquanto passavam pela transição para a menopausa descobriu que a irregularidade menstrual começava em média entre os 47 e 48 anos.

No entanto, essa e outras mudanças pode começar muito antes. Algumas mulheres iniciam essa condição na faixa dos 30 anos sem perceber por desconhecer os sintomas.

“Na minha prática clínica, tenho visto mulheres na faixa dos 30 ou 40 anos que apresentam sintomas claros da menopausa, embora testes objetivos (contagem de óvulos etc.) não pareçam mostrar que elas estão tão próximas disso”, diz à BBC a especialista Nanette Santoro, professora de obstetrícia e ginecologia da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

perimenopausa
Crédito: Fizkes/istockPerimenopausa pode começar na faixa dos 30

Durante a perimenopausa, os níveis hormonais oscilam e então declinam, abrindo espaço para novos sintomas e mudanças. Nessa fase, as mulheres podem experimentar variadas sensações, incluindo os mais clássicos sintomas da menopausa, como ondas de calor e secura vaginal.

Veja os sintomas comuns da perimenopausa

Alterações menstruais

Alterações no humor

Suores noturnos

Fadiga

Enxaquecas

Problemas para dormir

Ganho de peso

Perda de densidade óssea

Secura vaginal

Irritação genital durante relações sexuais

O que ocorre na perimenopausa?

Nessa fase, que antecede a menopausa, os ovários gradualmente começam a produzir menos estrogênio, um hormônio feminino chave. Nos últimos 1 a 2 anos da perimenopausa, essa queda no estrogênio se acelera. Nesta fase, muitas mulheres apresentam sintomas da menopausa.

Geralmente começa aos 40 anos das mulheres, mas pode começar aos 30 anos ou até mais cedo.

perimenopausa
Crédito: Luismmolina/istockA perimenopausa termina quando começa a menoupausa e a mulher deixa de produzir óvulos

A duração média da perimenopausa é de 4 anos, mas para algumas mulheres esse estágio pode durar apenas alguns meses ou continuar por 10 anos. A perimenopausa termina quando as mulheres passam 12 meses sem menstruar.

Compartilhe:

?>