Pesquisa aponta superalimento que vai te ajudar a queimar gordura
Enriquecido com nutrientes essenciais e propriedades hipoglicemiantes, o superalimento pode ser um grande aliado na queima de gordura
Quem está em busca de uma dieta saudável e equilibrada, tem no cardamomo um grande aliado. A especiaria ganhou o título de superalimento por pesquisadores do México e dos Estados Unidos, o que aumentou o interesse da indústria alimentar e da população em geral.
O cardomomo, bastante comum nos pratos com influência oriental, traz sabor exótico e notas cítricas às receitas, além de proporcionar uma gama de benefícios à saúde já comprovados cientificamente.
As vantagens encontradas no consumo do cardamomo vão além dos deliciosos pratos que conseguimos preparar com ele. O tempero é um ótimo estimulante para o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento.
Isso ocorre devido às propriedades hipoglicemiantes do cardamomo, que contribuem para a redução dos níveis de açúcar no sangue, sendo de grande benefício, em especial, para as pessoas que sofrem com a diabetes.
Benefícios do cardomomo
Além das características já mencionadas, o cardamomo é rico em nutrientes essenciais para o nosso corpo. A especiaria é rica em cálcio, manganês, ferro e fibras.
Ademais, de acordo com pesquisas, o cardamomo é capaz de combater o mau hálito de maneira eficaz, sendo um verdadeiro coringa quando o assunto é saúde bucal.
Ao mesmo tempo, o estudo ressaltou que a especiaria influencia no processo de quebra de células adiposas, no metabolismo oxidativo mitocondrial no fígado e no músculo esquelético. Basicamente, isso sugere que o cardamomo auxilia no aumento do apetite, bem como na aceleração do gasto de energia e na redução de gordura.
Como consumir?
O tempero pode ser incluído na dieta de diversas formas. Uma maneira de utilizar a especiaria é adicionando as sementes a carnes e legumes que você costuma saltear no azeite. Se preferir, também pode usar a especiaria em forma de pó ou inteira, de acordo com o seu gosto pessoal e a textura desejada na receita.
Embora a pesquisa tenha sido feita apenas em animais, a mesma também analisou dosagens de cardamomo seguras para humanos.
De acordo com o estudo, publicado na revista científica International Journal of Molecular Sciences, para usufruir dos benefícios, uma pessoa de 60 kg precisa ingerir diariamente 77 mg dos bioativos do cardamomo. Essa quantidade equivale a um consumo de 8 vagens da especiaria por dia.
Bebidas com cardamomo também é opção
Uma outra sugestão de consumo do cardamomo é através de chás ou infusões. Uma dica é utilizar o cardamomo puro, obtendo assim uma bebida de sabor único e aroma inconfundível.
Além disso, o cardamomo também pode ser incluído em receitas de sucos detox, contribuindo ainda mais para uma dieta balanceada e saudável.
Sem dúvidas, o superalimento merece mais atenção e um espaço garantido na sua cozinha. Além de ampliar os horizontes do paladar, essa especiaria é capaz de trazer uma série de benefícios para a sua saúde. Que tal experimentar hoje mesmo?