Pesquisa descobre tipo de café que ajuda na redução de gordura corporal
Estudo avaliou o impacto da bebida na composição corporal de indivíduos com sobrepeso ou obesidade
Em uma xícara de café pode estar um conteúdo capaz de ajudar na redução de gordura corporal e no ganho de massa muscular. De acordo com um estudo publicado na revista Nutrients, o café levemente torrado parece ser superior em induzir mudanças positivas no tecido adiposo.
A descoberta é de pesquisadores espanhóis que avaliaram os efeitos do consumo de café rico em polifenóis na composição corporal de indivíduos com sobrepeso ou obesos.
Como foi feito o estudo?
Os pesquisadores recrutaram 60 participantes com índice de massa corporal entre 25 e 35 kg/m2 e idade mediana de 51,0 anos (intervalo interquartil 46,3–56).
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Os participantes tinham que beber três xícaras/dia de café torrado arábica da Colômbia ou café experimental levemente torrado durante 12 semanas.
Ao longo do estudo, esses participantes foram avaliados seis vezes. A cada uma dessas avaliações, a equipe media a pressão arterial, a composição corporal por bioimpedância, as medidas antropométricas e a bioquímica sanguínea.
As medidas antropométricas incluíram altura, peso, IMC e circunferência da cintura.
Os parâmetros de composição corporal incluíram massa gorda em quilogramas e porcentagem, massa muscular esquelética em quilogramas e porcentagem e área de gordura visceral.
Do total de voluntários, apenas 38 participantes completou o estudo.
Resultados do estudo
Após a ingestão dos dois cafés, a porcentagem de gordura corporal diminuiu em 1% e 1,4% nos grupos café torrado e levemente torrado, respectivamente, enquanto a massa muscular esquelética cresceu modestamente em 0,7% e 0,8%, respectivamente.
O consumo de café levemente torrado levou a uma redução de gordura de 33,9% em comparação com os 34,7% do grupo café torrado.
Embora o tipo levemente torrado tenha levado a um aumento modesto na massa gorda em comparação ao torrado comercial, a diferença não foi significativa.
“Ambos os cafés (o experimental e o controle) mostraram reduzir significativamente a porcentagem de gordura corporal e aumentar a porcentagem de massa muscular em pessoas com sobrepeso ou obesas. Nesse sentido, o café levemente torrado parece ser superior em induzir mudanças positivas no tecido adiposo”, escreveram os autores.
A equipe de cientistas destaca, no entanto, que os resultados devem ser tomados com cautela. Segundo eles, ainda são necessários novos estudos com uma quantidade maior de participantes e voltados a investigar outros fatores, como qualidade do sono e alimentação.
“Esta abordagem de pesquisa abrangente e multifatorial deve contribuir para avanços no conhecimento das causas das diferentes respostas interindividuais ao consumo de compostos bioativos, especificamente um café rico em polifenóis e outras substâncias bioativas”, concluem eles.