Pesquisa faz alerta sobre os riscos de comer estes alimentos depois das 21h
A pesquisa do King’s College London, no Reino Unido, analisou os alimentos que mil voluntários costumavam comer à noite
Quem possui o costume de atacar a geladeira no fim do noite, atenção! Comer petiscos e lanches após as 21 horas, principalmente os prontos e industrializados, pode trazer danos à saúde.
É o que revela uma pesquisa, realizada por pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, e que envolveu um grupo de mil pessoas, majoritariamente do sexo feminino.
Segundo os pesquisadores, o horário das refeições é tão fundamental para a saúde quanto a qualidade dos alimentos que são consumidos.
- Estudo revela alimento responsável por 6 mortes por hora no Brasil
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
- Consumo deste alimento provoca queda de cabelo, sugere estudo
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
Entenda os resultados do estudo
Na análise, ficou claro que aproximadamente 95% dos participantes faziam pelo menos uma refeição diária composta por petiscos, correspondendo a cerca de 22% de sua ingestão total de alimentos.
A forma como obtiveram esses dados foi por meio de análises clínicas dos indivíduos e de questionários detalhados acerca de suas rotinas alimentares.
Já os voluntários que consumiam lanchinhos durante a noite apresentaram índices de saúde piores em comparação a quem também incorporava lanches industrializados em sua dieta, todavia em outros horários.
Assim, aqueles que faziam lanches após as 21 horas ostentavam índices mais elevados de hemoglobina glicada (um pré-indicador de diabetes); glicose pós-prandial (outro sinal de desequilíbrio de insulina); e triglicerídeos pós-prandial (excesso de gordura no sangue que pode indicar aterosclerose).
Alimentos de qualidade são fundamentais para a saúde
A nutricionista e líder do estudo, Kate Bermingham, enfatizou a relevância da excelência dos lanchinhos utilizados em detrimento da quantidade e frequência de seu uso. Priorizar alimentos de alta qualidade, evitando opções altamente processadas, é um passo importante para a manutenção da saúde.
Além disso, ela ressaltou que o horário das refeições também impacta de modo significativo na saúde, alertando para o fato de que lanches noturnos podem ser especialmente prejudiciais para o organismo.
Isso ocorre pois comer tarde da noite diminui o período de jejum noturno, momento em que o corpo habitualmente ajusta os níveis de açúcar.
Para preservar a saúde no longo prazo, é essencial observar essas recomendações, incorporando hábitos alimentares saudáveis, equilibrados e em horários adequados.