Pfizer começa a produzir vacina específica contra variante Ômicron
Empresa farmacêutica já começou a produzir pequenas quantidades do imunizante
A farmacêutica Pfizer informou que terá uma vacina específica contra a variante Ômicron pronta em março. “Não sei se precisaremos, não sei se e como será usada, mas estará pronta”, disse o presidente e CEO Albert Bourla ao canal CNBC.
Ainda segundo ele, a fabricação em pequena escala até já começou. “Na verdade, já começamos a fabricar algumas dessas quantidades, portanto, se houver necessidade dessa vacina, teremos imediatamente, porque há muitos governantes que gostariam de tê-la imediatamente”.
Bourla informou que a versão atualizada do imunizante, embora tenha sido desenvolvida para atuar contra a Ômicron, também será eficaz contra outras variantes.
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
“A esperança é que consigamos algo que tenha uma proteção muito, muito melhor, principalmente contra infecções, porque a proteção contra as internações e doenças graves, é satisfatória agora com a vacina atual, desde que você receba a terceira dose”, disse Bourla.
Eficácia da vacina atual
Em outra ocasião o presidente da Pfizer tinha dito que um estudo preliminar feito pela farmacêutica mostrou que três doses da Pfizer são capazes de neutralizar a Ômicron, mas que uma quarta dose após um ano poderia ser necessária.
Segundo ele, a pesquisa foi feita com base em uma cópia sintética da variante e seria necessário testar como isso iria funcionar no “mundo real”.
Apesar da dúvida, o executivo da Pfizer reforçou que a terceira dose já oferece uma boa proteção e que o mais urgente é focar na distribuição das vacinas.