Últimas notícias:

Loading...

OMS diz que Ômicron é mortal e pede para que não a tratem como leve

Vírus apontado como o de mais rápida propagação de toda a história está sobrecarregando hospitais em vários países

Por: Redação

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse que a variante Ômicron não deve ser descrita como “leve”, mesmo que pareça menos severa. Segundo ele,  o “tsunami de casos” provocado pela cepa é tão grande que está sobrecarregando hospitais e está matando.

“Assim como as variantes anteriores, a Ômicron está hospitalizando e matando pessoas”, disse ele em entrevista coletiva na quinta-feira, 6.

tedros
Crédito: ONU/Elma Okic OMS diz que Ômicron não deve ser considerada branda

A variante Ômicron é altamente contagiosa e já é dominante em vários países. Pesquisadores apontam que a cepa pode ser o vírus com mais rápida propagação de toda a história, batendo o sarampo.

Nem mesmo as pessoas vacinadas estão ilesas da contaminação. Por outro lado, as vacinas impedem, na maioria dos casos, que as pessoas infectadas desenvolvam a doença grave.

Cuidados devem continuar

Independente da variante em circulação, o uso de máscara e outras medidas de proteção devem ser mantidos. Mesmo ao ar livre, a recomendação é não tirar a máscara e sempre que possível evitar aglomerações.

Os especialistas também recomendam optar por um modelo que ofereça uma proteção maior, como o caso da PFF2, que possui uma capacidade de filtragem superior à cirúrgica e de pano, além de vedar bem a entrada e saída de ar.

Lembrando que o vírus viaja dentro de pequenas partículas que emitimos ao falar, tossir, espirrar ou até respirar.

A transmissão acontece principalmente quando inalamos as partículas menores que ficam em suspensão no ar e se  acumulam em espaços fechados e mal ventilados. Nesses casos, mesmo mantendo distância das outras pessoas, a contaminação pode ocorrer.

A máscara PFF2 é mais eficiente em filtrar essas partículas contaminadas, os chamados aerossóis, que podem ficar suspensos no ar por horas, por isso vale a pena investir nesse modelo. Veja aqui como utilizar a PFF2 mais de uma vez de maneira segura.

Compartilhe: