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Por que um ataque de pânico acontece e como evitá-lo?

Sensação de medo intensa e desproporcional à realidade, como ocorreu com a cantora Wanessa, pode acontecer com qualquer um

Por: Redação

Respiração irregular e curta, palpitações e sensação de algo catastrófico irá ocorrer. Esses são alguns dos sintomas físicos e psicológicos que uma pessoa pode experienciar durante um ataque de pânico.

Recentemente, a condição voltou a ser assunto após o anúncio do fim do casamento da cantora Wanessa com o empresário Marcus Buaiz. A cantora sofre de episódios de pânico, e sua condição tornou-se pública após o documentário “É O Amor”, da Netflix, que mostrou o dia a dia da família Camargo.

wanessa e zeze
Crédito: Divulgação/Netflix Ataque de pânico de Wanessa é mostrado no documentário sobre sua família

A minissérie chega a mostrar Wanessa tendo algumas dessas crise e revelando medo de morrer. Em uma dessas cenas, ela é vista sendo amparada pelo pai, Zezé, no banheiro.

O que é o ataque de pânico?

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento.

“Estima-se que a maioria das pessoas experimentará pelo menos um desses ataques inesperados em algum momento de sua vida”, diz Andrea Reinecke, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford.

ataque de pânico
Crédito: PeopleImages/istock Ataque de pânico é quando o medo intenso assume o controle

O gatilho que dispara essa resposta exacerbada ocorre na região central do cérebro, que é responsável pelo controle das emoções e da liberação de adrenalina. Esse hormônio faz com que o organismo se prepare para fugir ou lutar diante de uma situação de perigo.

Mesmo sem um perigo real, o cérebro pode disparar esse alarme fazendo com que o medo intenso assuma o controle do corpo.

Em que situação pode ocorrer

Um ataque de pânico tende a ocorrer em casos de ansiedade severa. Pode acontecer  diante de algum gatilho conhecido, como exposição a uma situação traumática ou a algo que cause medo, mas também pode ocorrer de maneira inesperada, sem uma causa óbvia.

Há pessoas que sentem a crise de pânico durante ou ao final de um período muito estressante, como em crises financeiras, brigas, separações.

Sintomas:

Alguns dos sintomas clássicos são:

  • Falta de ar e respiração ofegante;
  • Palpitação;
  • Suor;
  • Tontura;
  • Formigamento nos dedos;
  • Tremores;
  • Sensação de estar fora do corpo;
  • Medo de morrer;
  • Náuseas.

O que fazer?

Diante da iminência de uma crise de pânico, algo muito simples pode ajudar: a respiração. A ideia é tirar o foco para os sintomas que estão aparecendo no corpo e respirar lenta e profundamente.

Parece bobo, mas não é.

Nossa respiração é um calmante natural e pode ajudar numa leve sensação de relaxamento.

Nesse momento de grande ansiedade, procure respirar estufando o abdômen, fazendo com que o ar passe pelo diafragma em um ritmo ideal de sua respiração.

Pode-se inspirar puxando o ar em 4 segundos, segurar a respiração por 4 segundos e expirar todo o ar de seus pulmões por 6 segundos, procurando sempre estar confortável com o tempo da respiração.

Enquanto respira, tente identificar 5 coisas que você pode ver, 4 coisas que pode tocar, 3 coisas que pode ouvir, 2 coisas que pode cheirar
1 coisa que pode sentir o gosto. Isso ajudará a tirar o foco da situação estressante.

Tratamento

É claro que, como toda doença, o transtorno de pânico também exige acompanhamento médico e tratamento, que pode incluir medicamentos e psicoterapia.

Mudanças na rotina também podem contribuir, como adotar exercícios físicos – que aumentam a sensação de prazer – e seguir uma alimentação saudável, com redução de açúcar e cafeína.

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