Por que o agrião é considerado o alimento mais saudável do mundo?
Rico em vitaminas e minerais, agrião é indicado para a prevenção de uma série de doenças
O consumo regular de nutrientes essenciais, presentes em alimentos naturais e orgânicos, é vital para a prevenção de doenças como anemia, excesso de peso, problemas digestivos e falta de energia. Recentemente, uma pesquisa intitulada “Definindo Frutas e Legumes Poderosos: Uma Abordagem de Densidade Nutricional”, realizada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, analisou diversos vegetais e frutas, e concluiu que o agrião possui o perfil nutricional mais completo.
Este vegetal, que ocupa a primeira posição no ranking da pesquisa, é rico em vitaminas e minerais essenciais como cálcio, potássio e vitamina A.
Por que este vegetal é considerado o alimento mais saudável do mundo?
Vegetal aquático nativo da Europa e da Ásia Central, o agrião está presente na alimentação humana desde a pré-história. Por isso, ele se destaca por sua alta densidade nutricional, considerando substâncias para ingerir diariamente.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
- Novo exame detecta Alzheimer em 10 minutos
As substâncias, presentes no agrião, incluem potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K.
Para entender os benefícios do vegetal, o levantamento analisou 47 hortaliças e frutas. Nele, o agrião obteve a pontuação máxima de 100 em 100, seguido da couve chinesa, com 91,99 em 100, e da acelga com 87,27 em 100.
A quantidade de agrião necessária para obter 100 kcal também fornece 100% da quantidade diária recomendada de todos esses nutrientes.
Quais os benefícios do agrião para a sua saúde?
Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina C, superando até mesmo a laranja e outros cítricos, e contém 3 mg de ferro em 100 gramas, superando a quantidade presente em 100 gramas de carne. Assim, ele é um excelente aliado no combate à anemia.
Entre outros benefícios, o agrião ajuda a fortalecer a visão, aumentar a densidade óssea e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ele ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, graças aos seus compostos antioxidantes.
Como incorporar o agrião na dieta?
Você pode comer o agrião de diversas maneiras. Ele pode servir de ingrediente em saladas, sanduíches ou como condimento de outros pratos. Outra opção é cozinhar o vegetal, o que ainda fornece grande quantidade de fibras e antioxidantes.
Contrariando a percepção comum de que alimentos saudáveis são menos saborosos, o agrião tem um sabor delicado e atraente, que pode enriquecer inúmeros pratos. Além disso, é possível cultivar em casa, sendo um aliado prático e acessível para uma alimentação balanceada.