Quais os sinais e o que causa ataque isquêmico transitório

É importante buscar ajuda médica ao notar os primeiros sinais, mesmo que eles logo desapareçam

Um ataque isquêmico transitório (AIT), muitas vezes referido como um “miniAVC,” ocorre quando há uma interrupção temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro.

Embora os sintomas sejam temporários e geralmente duram menos de uma hora, eles devem ser tratados com seriedade, pois podem ser um sinal de um futuro AVC mais grave.

Fatores de risco e AIT

Qualquer um pode ter um AIT, mas o risco aumenta com a idade. Os fatores e risco são os mesmos do acidente vascular cerebral (AVC). Este incluem pressão alta, diabetes, aterosclerose, doença cardíaca, fibrilação atrial e fumar. 

Pessoas que têm doenças cardíacas ou fluxo sanguíneo deficiente nas pernas em decorrência de artérias estreitadas também têm maior probabilidade de sofrer um AIT ou AVC.

As taxas de AVC dobram a cada 10 anos após os 55 anos. Se você já teve um AVC, preste muita atenção aos sinais de um AIT, porque isso pode sinalizar um segundo AVC no futuro.

Um ataque isquêmico transitório pode ser um alerta para um futuro AVC
Créditos: 100502500/DepositPhotos
Um ataque isquêmico transitório pode ser um alerta para um futuro AVC

Sinais de alerta comuns de ataque isquêmico transitório

  • Fraqueza, dormência ou paralisia em um lado do corpo
  • Fala arrastada ou dificuldade em entender os outros
  • Cegueira em um ou ambos os olhos
  • Tontura
  • Dor de cabeça intensa sem causa aparente

Os sintomas começam repentinamente, duram pouco tempo (de alguns minutos a 1 a 2 horas) e desaparecem. Eles podem ocorrer novamente mais tarde. Os sintomas são os mesmos de um AVC.

Exames e diagnóstico

Um diagnóstico de AIT pode ser feito com base apenas em seu histórico. O médico começará perguntando sobre os sintomas que o paciente experimentou, sua duração e a rapidez com que desapareceram.

O médico também pode realizar exame neurológico completo para verificar funções motoras, sensoriais e cognitivas.

Também podde ser necessário exames de imagem, como a ressonância e a tomografia computadorizada para excluir outras causas de problemas neurológicos.

Embora os sintomas e sinais de um AIT possam desaparecer quando você chegar ao hospital, é importante ser avaliado imediatamente.

Caso seus sintomas não desapareçam, os tratamentos serão mais eficazes quanto mais cedo forem administrados.

Alguém com um AIT também tem grande probabilidade de ter um derrame nos dias ou semanas seguintes.