Qual é o melhor horário para tomar vitamina B12?
A vitamina B12 é um nutriente essencial que desempenha um papéis fundamentais em nosso organismo. Quando há uma deficiência, é necessária a suplementação
Tomar sua dose diária de vitaminas que promovem a saúde está se tornando parte integrante da rotina diária de muitas pessoas. No entanto, muitos se perguntam qual é o melhor horário para tomar a vitamina B12.
Afinal, o horário em que você toma seus suplementos pode impactar como seu corpo os absorve ou como eles são usados em seu organismo?
Quando tomar vitamina B12 (qual o melhor horário do dia)?
Embora não haja nenhuma orientação médica oficial determinando que você deva tomar suplementos vitamínicos em um horário específico do dia, há muitas pesquisas mostrando que evitar alguns suplementos em horários específicos (ou, mais precisamente, com refeições específicas) pode melhorar sua absorção.
O conselho específico sobre o melhor momento para tomar os suplementos escolhidos dependerá do tipo de vitamina com a qual você está lidando: solúvel em gordura ou solúvel em água.
No caso de vitaminas hidrossolúveis como B12, vitamina C e outras do complexo B, algumas literaturas apontam o início da manhã como o horário ideal, pois podem ser tomadas com o estômago vazio.
Ser solúvel em água significa que ela é melhor absorvida quando o corpo está relativamente livre de outros alimentos, especialmente gordurosos.
Além disso, tomar a vitamina B12 pela manhã pode ajudar a melhorar os níveis de energia e evitar possíveis interferências de outros nutrientes.
Pode tomar vitamina B12 à noite?
Você pode optar por tomar suplementos de vitamina B12 à noite se for o que funciona melhor para você, embora as habilidades naturais de aumento de energia da vitamina B12 possam ser mais úteis quando você estiver começando o dia.
Como ocorre melhor absorção de vitamina B12 com o estômago vazio (ou melhor ainda, em ambiente ácido), você deve tentar esperar algumas horas depois do jantar antes de tomá-la.
Por que você precisa de vitamina B12?
O corpo humano necessita de vitamina B12 para o metabolismo energético, para formar células sanguíneas e para construir bainhas nervosas.
No entanto, os humanos não podem produzir esta vitamina por si próprios, sendo necessário obtê-la principalmente através de alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e laticínios.
Uma deficiência de vitamina B12 pode ocorrer se for consumida ou absorvida menos vitamina B12 durante um período de tempo mais longo do que o corpo necessita.
As principais causas da deficiência de vitamina B12 são:
- dieta vegana rigorosa
- anorexia
- deficiência do chamado fator intrínseco (proteína necessária para a absorção da vitamina B12): pode ocorrer devido à remoção (parcial) do estômago ou na inflamação crônica da mucosa gástrica.
- uso de certos medicamentos, como omeprazol e metformina
- absorção prejudicada de vitamina B12 no intestino, por exemplo, devido a doenças inflamatórias intestinais crônicas, como doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca ou remoção parcial do intestino
- uma necessidade aumentada (por exemplo, durante a gravidez)
Quais os sintomas de deficiência de vitamina B12?
- alterações na pele, como rachaduras nos cantos da boca
- anemia e palidez associada, cansaço, fadiga, dor de cabeça, tontura, pulso fraco e rápido ou falta de ar
- aumento da concentração de um aminoácido chamado homocisteína no sangue, que é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão, AVC ou trombose.
- anormalidades psicológicas, como memória fraca, falta de concentração, fadiga, humor depressivo, confusão
- desmielinização (a destruição da cobertura protetora dos nossos nervos, o que prejudica a transmissão de estímulos). Isto resulta em distúrbios sensoriais nos pés e nas mãos (formigamento, dor nas pernas), incontinência ou disfunção erétil.
- risco maior de demência de Alzheimer em idosos
- perda de cabelo
- dores de cabeça, enxaquecas
- intolerâncias e alergias alimentares
Os sintomas menos típicos de deficiência de vitamina B12 incluem:
- língua inflamada e inchada (glossite)
- distúrbios digestivos com absorção reduzida de nutrientes (má absorção)
- trombose na área do crânio (trombose sinusal)
- escurecimento da pele (hiperpigmentação)
- perda de acuidade visual