CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Quantidade de homens que fumam cai pela primeira vez, segundo OMS

Esta é a primeira vez em quase 20 anos que a OMS observa queda no número de fumantes homens; confira os males causados pelo cigarro

Por: Redação

Um relatório global sobre tabagismo da Organização Mundial da Saúde (OMS) observou uma redução inédita no números de homens que fumam no mundo.

De acordo com o levantamento, em quase 20 anos (2000 a 2018), a queda foi em cerca de 60 milhões chegando a um total de 1,337 bilhão de fumantes do sexo masculino em 2018. Apesar da redução, eles ainda são maioria entre os fumantes (82%).

homem fumando
Crédito: Pe3check/istockEsta é a primeira vez que a OMS observa queda no número de fumantes homens

O relatório, no entanto, abrange apenas produtos que contêm tabaco, não levando em conta homens que fazem uso de cigarros eletrônicos, por exemplo.

Tendência futura

Segundo as projeções da organização, o número de fumantes masculinos deve cair em dois milhões entre 2018 e 2020, e em 4 milhões entre 2020 e 2025, atingindo 1,087 bilhão.

Até 2020, a OMS projeta que haverá 10 milhões a menos de usuários de tabaco, homens e mulheres, em comparação com 2018, e outros 27 milhões a menos até 2025, totalizando 1.299 bilhões.

A organização recomenda que os países façam “esforços adicionais” para agir com base nas evidências científicas para “reverter a epidemia do tabaco”. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem em consequência de doenças relacionadas ao uso do cigarro.

Os males causados pelo cigarro

Números da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.

Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). Ou seja, não faltam motivos para cessar o tabagismo.

Ainda não está convencido? Veja outros motivos para largar o cigarro.

Compartilhe:

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …