Quem chega de viagem internacional deve ficar em casa por 7 dias

13/03/2020 14:30

A mais nova recomendação divulgada hoje, 13, pelo Ministério da Saúde é que viajantes internacionais fiquem em isolamento domiciliar por sete dias ao chegar no Brasil. O protocolo deve ser seguido mesmo por quem não apresente os sintomas de coronavírus.

Caso os sintomas sejam manifestados durante o isolamento, como falta de ar ou febre com tosse, a pessoa deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Já quem apresentar apenas tosse, coriza, mal-estar ou sensação de moleza no corpo não é preciso ir até a unidade de saúde, o ministério indica que ligue para 136 para receber orientações de uma equipe de saúde.

“O objetivo não é impedir, é reduzir velocidade de transmissão para que sistema de saúde consiga se manter ativo”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.



Cuidados para prevenir o coronavírus

O Ministério da Saúde reforça as medidas de prevenção para evitar que o vírus se espalhe ainda mais por aqui. São cuidados simples que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre as medidas estão:

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Por que essas recomendações são importantes?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica:

Lavar as mãos 

A higiene com água e sabão ou álcool gel elimina o vírus, se este estiver nas mãos.

Praticar a etiqueta respiratória

Ao tossir ou espirrar,  é importante cobrir a a boca e o nariz com lenço descartável ou com o cotovelo flexionado, pois impede a propagação de germes e vírus. Se espirrar ou tossir com as mãos, poderá contaminar objetos ou pessoas em que tocar.

Manter o distanciamento social

Manter pelo menos 1 metro de distância entre você e outras pessoas, principalmente aquelas que tossem e espirram, evita que você entre em contato com pequenas gotículas que contêm o vírus e também inale o vírus.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca

Por quê? As mãos tocam muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos contaminadas, poderá transferir o vírus da superfície para si mesmo.

Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico

Por quê? Sempre que você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Os sintomas respiratórios podem ter várias causas e, dependendo do seu histórico e circunstâncias pessoais, o Covid-19 pode ser um deles.

Devo usar máscaras para me proteger?

O uso de máscaras ainda não é uma recomendação para a população em geral,  apenas para pessoas que apresentem os sintomas, para que essas evitem a transmissão. Além dos infectados com o vírus, cuidadores desses doentes e profissionais de saúde também são orientados a fazerem uso desse recurso.

Sintomas de coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.