Reduz o colesterol, previne o câncer e mais: veja os benefícios da pitaya
A fruta tem encantado paladares e demonstrado benefícios à saúde, como controle da glicemia e colesterol
Frutas exóticas têm se popularizado cada vez mais nas dietas dos brasileiros, tanto pelo seu sabor quando pela sua riqueza nutricional.
A pitaya, também conhecida como fruta do dragão, não é exceção. De coloração vibrante, textura suave e sabor leve, a fruta chama a atenção não só pela sua aparência, mas também pelos seus benefícios para a saúde.
Originária do México, a pitaya é o fruto de um cacto de mesmo nome. Ela se popularizou em todo o mundo. No Brasil, a fruta ainda é relativamente pouco cultivada, o que faz com que o preço da fruta seja considerado um pouco elevado nos supermercados.
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
Além do seu consumo como alimento, a pitaya é uma planta ornamental, com flores brancas que florescem somente durante a noite. Devido à sua riqueza nutricional, a fruta tem inspirado pesquisadores no desenvolvimento de espécies mais doces e ainda mais nutritivas.
Benefícios da pitaya para a saúde
A pitaya é uma fonte rica de nutrientes essenciais, incluindo a vitamina C, ferro e fibras. A fruta tem ação antioxidante, anti-inflamatória e possui uma grande quantidade de água, promovendo a hidratação do corpo.
Alguns benefícios da fruta incluem:
- fortalece as funções dos rins e dos ossos;
- ajuda na redução do colesterol ruim;
- melhora as funções cerebrais e da saúde ocular;
- ajuda na prevenção do câncer colorretal;
- auxilia no controle glicêmico no diabetes tipo 2.
Como a pitaya pode ajudar a reduzir o colesterol ruim?
Como citado anteriormente, a pitaya pode contribuir para a redução do colesterol ruim, o LDL, e na elevação do HDL (conhecido como “colesterol bom”).
Essa fruta exótica é rica em fibras solúveis, como a pectina, que desempenham um papel fundamental na diminuição da absorção de colesterol no intestino.
Incluir a pitaya na dieta regularmente, como parte de uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável, pode ser uma estratégia saborosa e benéfica para manter níveis de colesterol sob controle. No entanto, é importante lembrar que a pitaya não é uma solução isolada.
Consumo e preparo da fruta
Geralmente, a pitaya é consumida ao natural, mas também vem sendo utilizada em diversas preparações culinárias. Ela também serve como ingrediente para a produção de sucos, geleias, saladas, vinhos e até sorvetes.
Ela também pode ir em saladas de frutas, mousses, sucos e preparações culinárias diversas. Para a conservação do fruto, deve-se mantê-lo em local seco e fresco.
Com sua crescente popularidade, a pitaya tem ainda muito a revelar para o mundo da gastronomia e da nutrição.