Remédio eleito como o melhor para insônia está em análise na Anvisa

Droga mostrou ter um melhor perfil de eficácia ao ser comparada com outras dezenas de medicamentos em uma ampla revisão de estudos

No próximo ano, as farmácias do Brasil devem disponibilizar um novo fármaco eleito como o melhor remédio para insônia por pesquisadores da Universidade de Oxford. Trata-se do lemborexant, que já é comercializado nos Estados Unidos desde 2019 e está em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vendido pelo nome comercial de Dayvigo, nos EUA, o medicamento mostrou ter um melhor perfil de eficácia, aceitabilidade e tolerabilidade por uma ampla revisão de estudos sobre 36 medicamentos realizados durante mais de quatro décadas. O trabalho foi publicado na revista científica The Lancet.

 Remédio foi eleito como o melhor para insônia por Oxford
Créditos: BUKET TOPAL/istock
 Remédio foi eleito como o melhor para insônia por Oxford

A diferença desse medicamento para os demais é que ele age por uma via via diferente do cérebro, bloqueando o sistema orexina (hipocretina), que é um neurotransmissor que tem como função manter a vigília e o despertar.

Já os medicamentos mais utilizados hoje no Brasil, os benzodiazepínicos, agem de maneira contrária. Em vez de inibir a vigília, eles induzem um neurotransmissor chamado GABA, que diminui a atividade do sistema nervoso, provocando como a sensação de relaxamento e sono.

O problema é que o uso crônico dos benzodiazepínicos causa dependência e aumentam o risco de demência.

Procurada pelo GLOBO, a farmacêutica responsável pelo lemborexant, a japonesa Eisai, afirmou que o medicamento deverá ser aprovado no início de 2023 e ser disponibilizado nas drogarias no decorrer do próximo ano.

 Medicamento tem um mecanismo de ação diferente dos demais para insônia
Créditos: janiecbros/istock
 Medicamento tem um mecanismo de ação diferente dos demais para insônia

Insônia

A maioria da população, especialmente nas grandes cidades, luta para conseguir suas suadas 8 horas de descanso. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia.

O problema não gera apenas o cansaço no dia seguinte, mas também está associado ao aumento do risco de morte, doença cardiovascular, depressão, obesidade, dislipidemia (presença de índices elevados de gordura no sangue), hipertensão, fadiga e ansiedade.

Dicas para dormir melhor

  • Crie uma rotina – o nosso corpo e a nossa mente precisam e gostam de rotina. Então, durma sempre no mesmo horário e acorde todos os dias mais ou menos no mesmo horário.
  •  Levante da cama logo após despertar
  • Tenha um período de lazer
  • Faça exercícios físicos todos os dias, mesmo que da sala da sua casa
  • Faça atividade mental, intelectual (estude, leia, produza)
  • Não se exponha demasiadamente às notícias para não viver sob tensão.
  • Tome sol pela manhã – isso é muito importante porque sincroniza o ritmo do sono
  • Não abuse de medicação, não se automedique e não use tarjas pretas como recreação. Procure sempre ajuda médica
  • Não abuse de bebida alcoólica para relaxar, esquecer ou dormir
  • Evite alimentos pesados ou gordurosos, especialmente no período da noite.
  • https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/entenda-origem-da-insonia-e-suas-consequencias/