Saiba como a canela é excelente aliada para reduzir o açúcar no sangue
Entenda como um alimento pode reduzir a glicemia em pré-diabéticos, oferecendo uma abordagem natural para controle da saúde
A canela, uma especiaria adorada por muitos devido ao seu aroma e sabor marcantes, ganha agora destaque em um novo estudo por seus potenciais benefícios à saúde.
Além de ser conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, pesquisas recentes sugerem que a canela pode ter um papel significativo na redução dos níveis de glicose no sangue, especialmente em pessoas com pré-diabetes.
O que é pré-diabetes?
Pré-diabetes é uma condição na qual os níveis de açúcar no sangue estão elevados, mas ainda não atingiram o limiar para serem diagnosticados como diabetes tipo 2.
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
Indivíduos com pré-diabetes têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 e outras complicações de saúde, como doenças cardíacas e derrames.
É um sinal de alerta para fazer mudanças no estilo de vida, como dieta saudável e aumento da atividade física, para prevenir ou retardar a progressão para diabetes tipo 2.
O que ajuda a eliminar açúcar no sangue?
Um estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, aponta que suplementos à base de canela podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue, oferendo uma nova esperança para quem busca alternativas naturais de tratamento.
O estudo contou com a participação de 18 pessoas com sobrepeso ou obesidade e níveis de glicose característicos do pré-diabetes.
Os participantes foram divididos em dois grupos: um recebendo cápsulas de canela e o outro, um placebo, ambos sem saber qual substância estavam consumindo, para garantir a imparcialidade dos resultados.
Durante quatro semanas, seguiram uma dieta controlada e, após um intervalo, trocaram os tratamentos.
Quais foram os resultados do estudo?
O grupo que consumiu a canela apresentou níveis consistentemente mais baixos de glicose no sangue e menores picos de glicose em comparação ao grupo placebo.
Os dados destacam a canela como uma ferramenta de baixo custo no controle da glicemia em pessoas propensas ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Embora os resultados sejam encorajadores, os pesquisadores salientam a necessidade de estudos mais amplos para consolidar as evidências sobre os efeitos benéficos da canela no controle da glicemia.
Qual é o nível normal de açúcar no sangue?
Os níveis normais de açúcar no sangue em jejum geralmente são considerados entre 70 e 100 miligramas por decilitro (mg/dL).
Após as refeições, os níveis de açúcar no sangue podem subir temporariamente, mas normalmente devem retornar para abaixo de 140 mg/dL após duas horas.
Vale destacar, no entanto, que estes valores podem variar ligeiramente dependendo das referências médicas e das circunstâncias individuais.
Afinal, quais são os sintomas de alto nível de açúcar no sangue?
- Sede excessiva;
- Boca seca;
- Micção frequente;
- Visão turva;
- Fadiga;
- Infecções frequentes;
- Por fim, feridas que demoram a cicatrizar.
Portanto, é importante monitorar regularmente os níveis de açúcar no sangue e procurar orientação médica se ocorrerem sintomas persistentes.