5 maneiras de gerenciar as oscilações de humor na TPM

Informar

Saiba como conseguir hemograma gratuito em São Paulo

Veja os locais onde fazer o exame

Por: Redação | Comunicar erro
mulher tirando sangue para exame
Crédito: andresr/istockLaboratório oferece 1.000 exames gratuitos

Durante o mês de outubro, os paulistanos poderão fazer um exame de hemograma gratuito. O mutirão é organizado por uma rede de laboratórios que vai oferecer um total de mil exames. A ação visa incentivar os cuidados com a saúde e conscientizar sobre a importância de manter os exames laboratoriais de rotina em dia.

Os interessados deverão comparecer em uma das cinco unidades do Labi Exames (veja os endereços no final).

O hemograma é o exame que analisa as células dos sangue de um paciente. O exame é pedido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de alguma doença.

Existem três tipos de células no sangue: as vermelhas, as brancas e as plaquetas. Cada grupo é analisado separadamente no exame. As células vermelhas são as hemácias, responsáveis por carregar o oxigênio dos pulmões para todo o corpo. A hemoglobina é a parte mais importante das hemácias e é o melhor parâmetro para avaliar se a pessoa tem anemia. Os sintomas comuns de anemia são palidez, cansaço, dor de cabeça e mal estar.

pessoa segurando amostras de sangue
Crédito: Gab13/istockO hemograma consegue diagnosticar algumas doenças

As células brancas são os leucócitos, responsáveis por defender o corpo de microrganismos invasores como bactérias, fungos e vírus. “Dentro desse grupo, existem vários tipos de células com funções diferentes, por isso as causas de alterações na série branca são muito variadas”, explica o médico Octavio Fernandes, do Labi Exames.

Por fim, as plaquetas atuam na coagulação do sangue. “Quando há um foco de sangramento no corpo, as plaquetas vão até lá e formam uma ‘rolha’, que ajuda a parar o sangramento. Pacientes com poucas plaquetas têm maior dificuldade em formar as ‘rolhas’ e, por isso, têm sangramentos mais intensos. Importante frisar que alguns remédios podem alterar a quantidade de plaquetas no sangue”, finaliza Fernandes.

Serviço

Labi Exames Largo 13

Rua Barão do Rio Branco, 373, Santo Amaro

Labi Exames Centro

Avenida São Luis, 218, loja 1, República

Labi Exames Pinheiros

Rua dos Pinheiros, 1392, Pinheiros

Labi Exames Vila Mariana

Rua Domingos de Morais, 2104, Vila Mariana

Labi Exames Santana

Rua Voluntários da Pátria, 1801, Santana

www.labiexames.com.br

Compartilhe: