Saiba como identificar sinais de autismo na primeira infância

A ampla variação de sintomas e características apresentadas por crianças dentro do espectro do autismo, está entre os desafios do diagnóstico precoce

Identificar os sinais do autismo na primeira infância é de fundamental importância, pois o diagnóstico tardio pode prejudicar muitas áreas da vida, incluindo a aprendizagem e a interação social.

Portanto, estar atento a certos comportamentos da criança pode ajudar os pais e responsáveis a buscar avaliação e intervenção precoce.

“A identificação de sinais na primeira infância, até os três anos, é essencial para a intervenção. Embora seja natural sentir preocupação e até mesmo choque ao receber um diagnóstico de autismo, é importante lembrar que existem recursos e tratamentos disponíveis para apoiar no desenvolvimento dessa criança”, explica a psicóloga Nathalia Heringer, especialista em Neuropsicologia e em Terapia Cognitivo Comportamental. 

O que é autismo?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno do espectro do autismo (TEA) é um grupo diversificado de condições caracterizadas por algum grau de dificuldade de interação social e comunicação.

Outras características são padrões atípicos de atividades e comportamentos, como dificuldade de transição de uma atividade para outra, foco em detalhes e reações incomuns às sensações.

As características do autismo podem ser detectadas na primeira infância, no entanto, muitas vezes o autismo só é diagnosticado muito mais tarde.

A dificuldade em se chegar ao diagnóstico

A identificação do autismo em crianças na primeira infância pode ser bastante desafiadora para pais e responsáveis por diversas razões.

Primeiramente, é importante entender que os sinais do autismo podem ser sutis e variados.

Embora os sinais de autismo possam variar amplamente de criança para criança,  eles podem ser notados já nos primeiros anos de vida
Créditos: mariis/DepositPhotos
Embora os sinais de autismo possam variar amplamente de criança para criança,  eles podem ser notados já nos primeiros anos de vida

Além disso, cada criança no espectro autista pode apresentar sintomas de maneira diferente, o que torna difícil para pais e responsáveis reconhecerem esses sinais precocemente. 

Por exemplo, algumas crianças podem desenvolver habilidades de linguagem mais lentamente, enquanto outras podem ter dificuldades em interações sociais, mas sem atraso significativo na fala.

Além disso, muitos dos comportamentos associados ao autismo podem ser confundidos com traços comuns em crianças.

Por exemplo, é comum que crianças pequenas tenham birras, prefiram brincar sozinhas em certos momentos, ou não sigam instruções imediatamente.

Assim, pais podem interpretar comportamentos autistas como uma fase normal do desenvolvimento infantil, sem perceber que podem ser sinais de algo mais sério.

“Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a oportunidade de implementar estratégias de apoio e proporcionar às famílias recursos e orientações necessárias para lidar com os desafios que possam surgir”, esclarece a psicóloga Ariádny Abbud, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental com Crianças e Adolescentes.

Abaixo as psicólogas fundadoras do INPI – Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil – traçam os sinais comuns de autismo que aparecem nos primeiros anos da criança.

Quais os sinais de autismo na primeira infância?

Dificuldade no contato visual

Um sinal de falta de contato com a face humana e dificuldade de imitação pode ser observado em bebês que não respondem adequadamente aos estímulos visuais e emocionais dos pais ou cuidadores.

Normalmente, os bebês têm uma predisposição natural para responder à voz humana e à expressão facial, o que é fundamental para seu desenvolvimento emocional e social.

Atraso na comunicação não verbal

Antes mesmo de começar a falar, a criança começa a compreender que é possível se comunicar além da fala. Ela aprende a interpretar gestos, expressões faciais e outras formas não verbais de comunicação para interagir com o ambiente ao seu redor.

Alguns sinais de atraso na comunicação não verbal incluem a falta de apontar para objetos de interesse, compartilhar experiências visuais com os cuidadores e mostrar prazer ao descobrir algo novo. 

Repetição de comportamentos ou falas

A repetição constante de brinquedos e padrões de brincadeira pode ser um sinal de alerta para possíveis dificuldades no desenvolvimento, especialmente no contexto do autismo.

Podendo se manifestar como uma rigidez no brincar, onde a criança se apega a certos brinquedos ou atividades, repetindo de forma consistente. Essa ação pode ser observada desde cedo, muitas vezes já nos primeiros anos de vida da criança. 

Interesses restritos ou fixação intensa

É possível observar interesses restritos ou fixação intensa em determinados objetos, alimentos, temas ou atividades como sinais potenciais de autismo.

Essa fixação pode se apresentar como uma preferência extrema por certos brinquedos, roupas, alimentos, temas específicos ou atividades repetitivas.

Elas podem dedicar uma quantidade significativa de tempo e energia a esses interesses específicos, muitas vezes pela ausência de outras atividades ou interações sociais.

Além disso, essa fixação intensa pode se manifestar em comportamentos repetitivos, como alinhar objetos de uma maneira específica, assistir repetidamente aos mesmos vídeos ou programas de TV, ou focar em temas altamente especializados e detalhados.

Atraso no desenvolvimento motor

O atraso no desenvolvimento motor é outro sinal de alerta que os pais devem observar atentamente no desenvolvimento de seus filhos.

Crianças com autismo podem ter comportamentos repetitivos, agitar as mãos, balançar o corpo ou mostrar grande interesse em rotinas específicas
Créditos: romrodinka/DepositPhotos
Crianças com autismo podem ter comportamentos repetitivos, agitar as mãos, balançar o corpo ou mostrar grande interesse em rotinas específicas

A criança pode apresentar dificuldades em fazer coisas que outras da mesma idade normalmente conseguem fazer, como segurar objetos ou se mover, como rolar, sentar, engatinhar ou andar.

Algumas crianças podem demonstrar falta de interesse em explorar o ambiente ao seu redor ou evitar atividades que envolvam coordenação motora. 

Dificuldade na interação social

Muitas vezes, os pais podem notar que a criança não está interagindo socialmente da mesma forma que outras crianças da mesma idade.

Isso pode incluir dificuldade em fazer contato visual, interagir com outras pessoas ou responder aos estímulos sociais de maneira adequada.

Essas dificuldades podem se manifestar como um distanciamento emocional ou uma falta de interesse em interações sociais típicas.