Saiba mais sobre o novo vírus que tem causado temor na China

Infecção que causa doença pulmonar coloca as autoridades chinesas em alerta; veja o que se sabe até agora sobre o novo vírus

Por: Redação

Mais 50 pessoas já foram infectadas na China por um novo vírus que causa doença pulmonar. Sete delas estão em estado grave, de acordo com a BBC. Até agora, o país registrou uma morte.

pessoas na china
Crédito: Zhuyufang/istockSurto causado por um coronavírus se espalha pela china

O vírus, que até então era totalmente desconhecido, teve amostras enviadas para análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, a partir de um sequenciamento genético, foi possível saber se tratar de uma cepa de coronavírus que ainda não tinha sido classificada pela Ciência.

O que são os coronavírus

ilustração mostra a mutação de um vírus
Crédito: Nopparit/istockCoronavírus podem causar desde um resfriado comum até a morte

Os coronavírus fazem parte de uma família viral e causam uma variedade de doenças em animais e humanos, desde gastroenterites até infecções respiratórias potencialmente letais.

De acordo com a OMS, há evidências de que de que o surto teve origem em um mercado de frutos do mar na cidade chinesa de Wuhan. O local foi fechado no início deste ano.

As autoridades chinesas continuam seu trabalho de vigilância intensiva e medidas de acompanhamento, bem como novas investigações epidemiológicas.

Sinais e sintomas

A OMS informou que os sinais clínicos relatados são parecidos com os de um resfriado, com febre, dificuldade em respirar e lesões nos pulmões.

Em 2002, a China já havia sido conhecido a gravidade de outro tipo de coronavírus causador de uma síndrome respiratória aguda, que ficou conhecida pela sigla SARS – Síndrome Respiratória Grave Aguda, em português. Os primeiros relatos da doença viral começaram no país asiatístico e se disseminou rapidamente para outras partes do mundo, infectando 8 mil pessoas e causando 800 mortes.

Compartilhe:

1
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
2
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
3
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
4
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
5
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
6
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
7
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
8
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …