Saiba mais sobre o novo vírus que tem causado temor na China

Infecção que causa doença pulmonar coloca as autoridades chinesas em alerta; veja o que se sabe até agora sobre o novo vírus

Por: Redação

Mais 50 pessoas já foram infectadas na China por um novo vírus que causa doença pulmonar. Sete delas estão em estado grave, de acordo com a BBC. Até agora, o país registrou uma morte.

Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus

pessoas na china
Crédito: Zhuyufang/istockSurto causado por um coronavírus se espalha pela china

O vírus, que até então era totalmente desconhecido, teve amostras enviadas para análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, a partir de um sequenciamento genético, foi possível saber se tratar de uma cepa de coronavírus que ainda não tinha sido classificada pela Ciência.

O que são os coronavírus

ilustração mostra a mutação de um vírus
Crédito: Nopparit/istockCoronavírus podem causar desde um resfriado comum até a morte

Os coronavírus fazem parte de uma família viral e causam uma variedade de doenças em animais e humanos, desde gastroenterites até infecções respiratórias potencialmente letais.

De acordo com a OMS, há evidências de que de que o surto teve origem em um mercado de frutos do mar na cidade chinesa de Wuhan. O local foi fechado no início deste ano.

As autoridades chinesas continuam seu trabalho de vigilância intensiva e medidas de acompanhamento, bem como novas investigações epidemiológicas.

Sinais e sintomas

A OMS informou que os sinais clínicos relatados são parecidos com os de um resfriado, com febre, dificuldade em respirar e lesões nos pulmões.

Em 2002, a China já havia sido conhecido a gravidade de outro tipo de coronavírus causador de uma síndrome respiratória aguda, que ficou conhecida pela sigla SARS – Síndrome Respiratória Grave Aguda, em português. Os primeiros relatos da doença viral começaram no país asiatístico e se disseminou rapidamente para outras partes do mundo, infectando 8 mil pessoas e causando 800 mortes.

Compartilhe: