Saiba por que algumas pessoas estão colocando sal no café
Apesar de parecer excêntrico demais à primeira vista, a harmonização entre os dois ingredientes tem uma boa explicação
Pode até soar bem estranho, mas colocar sal no café é algo comum em várias culturas. Na Escandinávia, o café salgado existe há décadas. Em Taiwan, a mistura é mais recente e consiste em adicionar uma espuma cremosa com sal marinho por cima.
Já na Turquia, faz parte da tradição dos casamentos. É comum o noivo ir até a casa da noiva pedir a mão dela em casamento. Cabe à moça oferecer café com sal a ele e observar a reação. Se o pretendente beber o café salgado até o fim indica que ele está pronto para fazer qualquer coisa pela noiva sem reclamar.
Mas tradições à parte, há algumas razões para ser adepto à mistura inusitada de café e sal.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- O tipo de café que pode causar câncer se consumido em altas doses, de acordo com estudos
- Saiba como controlar o açúcar no sangue e melhorar a saúde
- Semente que costuma ir para o lixo pode evitar problemas nos rins
A primeira é que se acredita que adicionar sal é uma maneira de equilibrar o sabor amargo dos cafés com perfis de torra muito escura e realçar os aromas agradáveis da bebida.
Alguns garantem até que o sal realça naturalmente a doçura do café, sem a necessidade de colocar açúcar.
Mas não é só por conta dessa finalidade que a mistura tem sido consumida. Há quem defenda que colocar sal no café ajuda quem está seguindo uma dieta com baixa ingestão de carboidrato a evitar tonturas. A explicação é que o sal é capaz de manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo.
Qual a quantidade ideal de sal no café?
A ideia não é deixar o café salgado, então, é preciso dosar a mão na hora de misturar sal à bebida.
Para retirar o amargor, meia colher de chá para cada xícara de água e duas colheres de chá de café moído já seria suficiente.
Mas nada impede de tentar adicionar algumas pitadas no café já servido na xícara. O importante é não exagerar e ir fazendo testes até encontrar a quantidade ideal para o seu paladar.