Análise aponta contaminação em 90% das saladas prontas

A maioria das amostras apresentou micro-organismos causadores de infecções intestinais, pulmonares e até faringite

Saladas prontas podem esconder diversas bactérias
Saladas prontas podem esconder diversas bactérias

Sinônimo de praticidade, as saladas prontas são uma mão na roda para quem tem pouco tempo, mas podem esconder algumas armadilhas. Um estudo feito por alunos e professores do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, de Campinas, analisou  saladas prontas para consumo e constatou que 90% delas estavam contaminadas

As amostras foram colhidas de 12 entregas de delivery e de oito restaurantes fast food. A maioria apresentou micro-organismos causadores de infecções intestinais, pulmonares e até faringite.

Uma única amostra analisada apresentou mais de 1 milhão de bactérias. Dezoito delas continham coliformes fecais em quantidade dez vezes maior do que o tolerável pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apenas duas delas estavam próprias para consumo.

Em 11 amostras de saladas também foi encontrada a Escherichia coli, uma bactéria naturalmente encontrada na flora intestinal. Os testes microbiológicos fizeram parte de um trabalho de conclusão de curso de Biomedicina.

90% das amostras de saladas estavam contaminadas
90% das amostras de saladas estavam contaminadas

Como higienizar corretamente saladas

Para eliminar micróbios patogênicos e parasitas, uma boa higienização dos alimentos crus é fundamental. Para isso, além de água corrente, também pode usada água sanitária. Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por cerca 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente.

Confira algumas recomendações da Anvisa:

  • Lave em água corrente vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e frutas e legumes um a um)
  • Coloque de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro).
  •  Enxaguar em água corrente vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um
  • Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados
  • Manter sob refrigeração até a hora de servir.

Leia também: