Série de lives com especialistas discute transtornos alimentares
O objetivo é promover a conscientização e a prevenção dos transtornos alimentares e quebrar o silêncio em torno do tema
A Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (ASTRALBR) realiza uma série de transmissões ao vivo e outras ações online para tratar dos principais transtornos alimentares, como bulimia, anorexia e compulsão alimentar.
A ação que conta com o apoio do Programa de Transtornos Alimentares do IPq – Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP – e outros grupos de tratamento e pesquisa, marca o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares, comemorado neste 2 de junho.
O objetivo é promover a conscientização e a prevenção dos transtornos alimentares – cuja incidência tem aumentado no Brasil, especialmente entre adolescentes e jovens adultos – quebrar o silêncio e os estigmas que acompanham quem sofre desses quadros.
- Como os jogos de azar podem aumentar os casos de transtorno mental
- Estes 7 alimentos vão melhorar a sua saúde, segundo a ciência
- Estes 10 alimentos ajudam a piorar hemorroidas
- Diferença entre Alzheimer e demência: entenda os impactos na saúde
Toda essa discussão se dá em um momento mais desafiador, em que as pessoas estão mais vulneráreis aos transtornos por conta da situação de pandemia e confinamento.
Ação online
Todo o conteúdo pode ser acompanhado no site e nas redes sociais do ASTRALBR e do Programa de Transtornos Alimentares do IPq.
Serão realizadas transmissões ao vivo/lives, com participação dos principais grupos de tratamento do Brasil, bem como de criadores de conteúdo, abordando também o sofrimento relacionado à pressão estética. Serão ainda realizadas postagens de ilustrações com mensagens esclarecedoras sobre os transtornos alimentares e frases de incentivo a tratamento, além de vídeos com relatos feitos por pessoas que superaram o transtorno alimentar e depoimentos de profissionais especializados no tema.
Programação
• 02 de junho às 19h – participação dos grupos de tratamento da região Sudeste do país – AMBULIM-USP (SP), PROATA-UNIFESP (SP), GOTA (RJ) e CETTAO (RJ);
• 09 de junho às 19h – participação dos grupos de tratamento da região Sul, Centro-oeste, Norte e Nordeste – ATA (PR), HBDF (DF), GENCA (AC) e CETRATA (CE).
Instagram oficial do organizador do evento no Brasil: @astralbr @ambulim.ipq
Website: http://www.astralbr.org/