Últimas notícias:

Loading...

6 sinais de gravidez que vão além do atraso na menstruação

As mudanças no corpo costumam aparecer logo no início da gestação; veja quais são

Por: Redação

Toda gravidez é diferente e nem todas apresentam os mesmos sintomas, muitas mulheres sequer percebem que estão grávidas antes da barriga começar a aparecer. Porém, médicos dizem que existem alguns sinais que podem ser indícios de gestação.

O sinal mais comum a que todas as mulheres ficam atentas é o atraso na menstruação, porém, esse atraso pode acontecer por outras causas, como estresse, uso de medicamentos e distúrbios hormonais.

Por isso, é importante conhecer outros indícios de gestação. Veja abaixo alguns deles:

gravidez
Crédito: Fizkes/istock No início da gestação, o corpo da mulher sofre várias alterações, dando sinais da gravidez

Fadiga

Sabe aquela sonolência ou vontade de não sair da cama? Ela é real e muito presente durante o primeiro trimestre da gestação. Isso tem origem nas alterações hormonais e fisiológicas que o corpo da mulher começa a sofrer.

O rápido aumento nos vários nos níveis da progesterona, hormônio extremamente importante para a manutenção da gravidez e para o desenvolvimento do feto, pode explicar esse cansaço excessivo.

Seios inchados

No início da gravidez, as alterações hormonais também podem tornar os seios sensíveis e doloridos. O desconforto tende a diminuir após algumas semanas, à medida que o corpo se ajusta às mudanças.

Náusea com ou sem vômito

O enjoo pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, geralmente começa um a dois meses após a gravidez. No entanto, algumas mulheres sentem náuseas mais cedo e algumas acabam completando toda a gestação sem sentir nada.

Perder o interesse em comida e bebida

No início da gestação, é comum a gestante perder o interesse por alguma comida ou bebida que costumava desfrutar. Acontece que ela fica mais sensível a certos odores e também podem haver alterações no paladar. Como a maioria dos outros sintomas da gravidez, essas preferências alimentares podem ser atribuídas a alterações hormonais.

Aumento da vontade de urinar

Também é comum que a gestante tenha vontade de fazer xixi com mais frequência do que o habitual. De acordo com a Mayo Clini, isso acontece porque a quantidade de sangue no corpo aumenta durante a gravidez, fazendo com que os rins processem fluido extra que acaba na bexiga.

sinais gravidez
Crédito: Mintra Kwthijak/istockÉ comum vontade aumentada de fazer xixi

Mudança de humor

Se os hormônios são capazes de alterar o humor da mulher durante a TPM, na gestação, não seria diferente. A cascata hormonal pode mexer com o emocional da gestante e deixá-la mais sensível e com vontade de chorar.

Essas são apenas algumas das reações possíveis de aparecer na gravidez. Nem sempre elas acontecem todas juntas. Também vale dizer que elas não são exclusivas da gestação, podem ser desencadeadas por outras condições de saúde. Apenas um teste e exames são capazes de confirmar que um bebê está a caminho.

Compartilhe:

?>