Síndrome Alcoólica Fetal: os riscos da bebida na gestação

Mães que consomem álcool durante a gravidez podem gerar bebês com malformações e outros danos funcionais

Por: Redação | Comunicar erro
mulher grávida
Crédito: kjekol/istockPesquisas alertam que não há consumo seguro de álcool durante a gravidez

O conhecimento acerca dos efeitos do álcool na gestação é considerado recente. Os primeiros relatos surgiram em 1968 na França, onde pesquisadores descreveram graves efeitos adversos do álcool em 127 casos de filhos de mães alcoólatras. O abuso de bebidas alcoólicas durante a gestação pode causar malformações congênitas no feto, problema conhecido como Síndrome Alcoólica Fetal.

Dentre os sintomas mais comuns da SAF estão: alterações faciais; atraso no crescimento; desordens de comportamento e de aprendizado; e comprometimento em diferentes órgãos, aparelhos e sistemas, principalmente no nervoso central.

Entre as alterações faciais, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) cita pálpebras estreitas e pequenas, ausência de filtro nasal e borda vermelha do lábio superior fina. Além disso, também podem ocorrer microcefalia, além de déficit de audição e visão. O diagnóstico, alertam os pediatras, deve ocorrer o mais precocemente possível, de preferência ainda no berçário, pelos aspectos faciais.

“Na fase escolar, as alterações físicas vão desaparecendo, o que faz o diagnóstico ser mais difícil e há a necessidade da avaliação de um especialista sobre as dificuldades apresentadas pela criança. O tratamento funciona como suporte, uma adaptação às necessidades e sintomas, mas não existe cura. Por isso, devemos sempre lembrar dos riscos e atentar que não há um nível seguro para a ingestão de álcool”, afirma dra. Conceição Segre, assessora de campanhas da SBP.

bebê recém nascido segurando no dedo da mãe
Crédito: bernie_photo/istockDiagnóstico deve ser feito o mais cedo possível

Embora não haja estatísticas oficiais da SAF no Brasil, o Ministério da Saúde, estima a prevalência de Síndrome em 1 a cada 1.000 nascidos vivos, índice menor que o registrado em termos mundias (3 em cada mil). No entanto, a pasta reconhece que a estimativa nacional pode estar subestimada, “considerando a dificuldade de diagnóstico, a não obrigatoriedade da notificação e o seu consumo significativo de bebidas alcoólicas pelas gestantes no Brasil”.

Apesar da falta de dados oficiais, os médicos apontam, que o perfil das mães que dão à luz crianças com a síndrome segue um mesmo padrão. São no geral, mulheres dependentes do álcool, de baixa renda e instrução, estado nutricional comprometido e que vivem uma gravidez não desejada.

Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal

Não se conhecem níveis seguros de consumo de álcool durante a gestação, portanto, a única maneira de prevenir a essas consequências nos fetos é a abstinência total de consumo de álcool pela mulher grávida. Mulheres que desejam que desejam engravidar.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:00
Netflix: filmes e séries sobre sexo de uma forma bem divertida
O assunto de hoje é sexo, sendo tratado de forma leve para aprender e se divertir, através de filmes e …
2
03:45
Netflix: Os melhores filmes para você entender a depressão
Indicamos aqui dois filmes que falam sobre como lidar com as emoções e com a depressão: "Divertida Mente", animação de …
3
03:16
Whindersson Nunes dá lição ao falar sobre cirurgia no ânus
Whindersson Nunes voltou a ser assunto nas redes sociais. Desta vez, o motivo foi a cirurgia de emergência que realizou …
4
02:41
Ótimos filmes gratuitos ensinam a lidar com obesidade infantil
Obesidade infantil é uma doença séria. Hoje temos duas dicas de filmes sobre o tema : "Muito Além do Peso” e …
5
02:31
Saiba o que é e como se proteger da tuberculose
Uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra um salto nos casos de tuberculose no Brasil.  Só …
6
04:30
As descobertas médicas que surpreendem o mundo
“As Melhores Surpresas do Mundo” é o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. ——————————————————– DIREÇÃO: …
7
04:46
Os perigos do movimento antivacina
O político italiano e ativista antivacina, Massimiliano Fedriga, foi internado para se tratar de uma catapora. Seria engraçado, senão fosse …
8
02:44
O cachorro médico que ajuda crianças com câncer
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …