Sintoma de colesterol nos pés que é frequentemente ignorado

O colesterol alto é responsável por 60% das doenças cardíacas, por isso é importante fazer exames e se atentar aos sinais

O colesterol é uma gordura encontrada no sangue que ajuda o corpo a construir novas células, proteger os nervos e produzir hormônios. Via de regra, o fígado gera todo o colesterol de que o corpo necessita.

Além disso, o colesterol também é adquirido através dos alimentos, como aqueles de origem animal, como leite, ovos e carne. Muito colesterol no corpo, no entanto, é um fator de risco para doenças cardíacas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil 4 em cada 10 adultos possuem colesterol alto.
Créditos: Naeblys/istock
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil 4 em cada 10 adultos possuem colesterol alto.

O colesterol alto geralmente não apresenta nenhum sintoma até que se torne um evento de emergência.  E a única maneira de saber se você tem um nível alto de colesterol LDL é por meio de um exame de sangue.

No entanto, em alguns casos há algumas manifestações no corpo. Um estudo publicado no “Journal of Sports Medicine” sugere que um sintoma específico pode aparecer quando a pessoa tem hipercolesterolemia familiar (HF). Esse sintoma é um inchaço anormal que aparece na área do tendão de Aquiles, na parte posterior do tornozelo, e pode causar dor.

Ocasionalmente, o colesterol elevado também pode levar ao aparecimento de certos nódulos gordurosos, xantomas, que são protuberâncias amareladas sob a pele, entre os dedos dos pés, mas também no tendão de Aquiles.

Os riscos do colesterol alto

É importante saber que o colesterol pode ser dividido em duas subcategorias:

Colesterol HDL (HDL-C), ou colesterol “bom”, é composto por partículas que são lipoproteínas de alta densidade e protege contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Colesterol LDL (LDL-C), ou colesterol “ruim”, que é um lipídio que contém lipoproteínas de baixa densidade.

Se houver muito colesterol LDL no sangue, ele se deposita nas paredes das artérias, causando um processo denominado aterosclerose, que é uma forma de doença cardíaca.

O estreitamento das artérias faz com que o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco piore, diminua ou seja bloqueado.

Dessa forma, o sangue transporta oxigênio para o coração e, se não houver sangue e oxigênio suficientes para o coração, podem ocorrer dores no peito. Se o fluxo sanguíneo para uma parte do coração parar completamente como resultado de um bloqueio, o resultado será um ataque cardíaco.