Sintoma desagradável na perna pode sinalizar varizes
Algumas pessoas que sofrem com a condição relatam esse sintoma que tende a piorar à noite
As varizes podem causar uma variedade de sintomas, incluindo dor, inchaço e sensação de peso nas pernas, mas existe um sintoma pouco falado que alerta para a condição.
A condição vascular é caracterizada por veias dilatadas e tortuosas, geralmente encontradas nas pernas e pés. Elas ocorrem quando as válvulas nas veias das pernas não funcionam corretamente, fazendo com que o sangue se acumule nas veias e cause sua dilatação.
Frequentemente, os pacientes descrevem sentir uma inquietação na perna, que tende a se acentuar à noite.
- Minas Gerais: As 6 cidades que todo brasileiro deveria conhecer
- Idade em que você deve parar de beber álcool
- Guia completo de Caldas Novas: como chegar, quando ir e onde ficar
- 5 experiências na República Tcheca para amantes de vinho
De acordo com a angiologista e cirurgiã vascular Maria Luisa Gianella, as pernas inquietas são geralmente um distúrbio do sistema nervoso, em que uma pessoa sente a necessidade de mover as pernas sem motivo, ou por causa de sensações fantasmas na região.
“No caso de varizes e pernas inquietas, no entanto, são as próprias varizes a fonte do desconforto”, diz a médica em seu site.
“As varizes podem causar dor vascular nas pernas por causa do acúmulo de líquidos e toxinas, especialmente no final do dia ou durante a noite. Isso causa a necessidade de constantemente mover as pernas na tentativa de aliviar essa dor”, explica.
Outros sintomas de varizes
Os sintomas de varizes podem incluir ainda:
- veias dilatadas podem na superfície da pele;
- coceira;
- sensação de queimação;
- cãibras nas pernas;
- dormência;
- mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas.
Quais as causas das varizes?
Existem várias causas para as varizes, incluindo idade avançada, histórico familiar, gravidez, obesidade e longos períodos em pé ou sentado. As mulheres tendem a desenvolver mais varizes do que os homens.
Algumas medidas ajudam a prevenir o desenvolvimento de varizes, incluindo a manutenção de um peso saudável, prática regular de atividade física, evitar longos períodos em pé ou sentado e usar meias de compressão.
Qual é o tratamento?
Se você já desenvolveu varizes, há várias opções de tratamento disponíveis. Uma opção comum é a escleroterapia, onde uma solução é injetada diretamente na veia afetada para fazê-la colapsar e desaparecer.
Outras opções incluem cirurgia a laser e ablação por radiofrequência, onde as veias afetadas são removidas ou fechadas. Os médicos também recomendam mudanças no estilo de vida, como a perda de peso e exercícios.