Sintomas e causas da dermatite psoriasiforme dignosticada em ex-BBB
Influenciadora compartilhou nas redes sociais a evolução dos sintomas da doença
A ex-BBB Letícia Santiago, que participou da 14ª edição do reality da Globo, foi diagnosticada com dermatite psoriasiforme, após seu corpo ser tomado por manchas vermelhas. Além das manchas, a doença também causa descamação, bolhas, rachaduras, que podem piorar se a pessoa se coçar.
No caso de Letícia, as manchas apareceram inicialmente no tronco e nas costas e se espalharam para o pescoço e pernas. Em seu Instagram, ela relatou que teve muita coceira e queimação.
O diagnóstico veio depois de mais de 15 dias de sintomas, após ela fazer vários exames laboratoriais, incluindo o de covid.
- Parkinson: 8 sintomas da doença diferentes dos tremores
- Coceira e alterações nas fezes: sintomas do câncer de cólon
- Estudo demonstra como 3 medicamentos elevam o risco de demência
- TDAH em adultos: um guia sobre sinais, diagnóstico e tratamentos
O que é a dermatite psoriasiforme e as causas
A dermatite psoriasiforme é uma doença inflamatória não contagiosa para a qual existe tratamento e cura.
Os principais gatilhos para essa doença se manifestar são o estresse e a ansiedade.
Em entrevista à Quem, a médica dermatologista Adriana Carneiro, que está cuidando do caso de Letícia, disse que o quadro também pode sido desencadeado pelo uso de antibióticos, como fez dias antes a ex-BBB.
Tratamento
O tratamento da dermatite psoriasiforme varia de acordo com o quadro da doença. Além de sabonetes e hidratantes específicos, podem ser necessários medicamentos orais e tópicos. Geralmente são à base de corticoides, imunossupressores e anti-histamínicos.