Ciência explica o sono imediato dos homens após o sexo
A poderosa liberação de hormônios durante a ejaculação tem papel fundamental nesse relaxamento
É bem comum as mulheres ficarem incomodadas com o fato de o parceiro dormir após o sexo, mas isso não tem a ver necessariamente com desprezo. De acordo com a ciência, esse sono imediato dos homens depois da relação sexual é uma questão biológica.
Tanto homens, quanto mulheres, quando fazem sexo, tendem a ficar relaxados e, por sua vez, liberam estresse e ansiedade que podem ter se acumulado ao longo do dia.
Pesquisas usando tomografia por emissão de pósitrons já provaram isso, e sabe-se que essa liberação de estresse facilita o sono.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Ainda assim os homens parecem adormecer mais rápido e para isso há uma explicação. É que eles liberam um coquetel de substâncias químicas quando ejaculam.
Estas incluem norepinefrina, serotonina, oxitocina, vasopressina, óxido nítrico e o hormônio prolactina. Mas é essa última que faz toda a diferença, pois está ligada à sensação de satisfação sexual, segundo os especialistas.
Também ajuda a mediar o tempo de recuperação, ou seja, quanto tempo um homem tem que esperar antes de iniciar a transa novamente.
De acordo com pesquisadores do Programa de Relatórios de Ciência, Saúde e Meio Ambiente da Universidade de Nova York, há uma forte ligação entre a prolactina e o sono. “Então, é provável que a liberação do hormônio durante o orgasmo faça com que os homens se sintam sonolentos”, dizem os especialistas.
E há uma razão para os homens se sentirem mais sonolentos após a relação sexual do que após a masturbação. É que orgasmos sexuais liberam quatro vezes mais prolactina do que orgasmos masturbatórios. O porquê disso, no entanto, ainda é desconhecido.
Sono melhor
Duas outras substâncias químicas liberadas durante o sexo incluem ocitocina e vasopressina. A liberação dessa dupla geralmente acompanha a melatonina – o chamado hormônio do sono. Ou seja, é uma conjunção poderosa para fazer qualquer um apagar relaxado.