Sopa é janta? Especialista explica benefícios do prato e como incluir nas refeições
No inverno, sopas e caldos ganham espaço à mesa, mas é preciso atenção aos ingredientes para que a refeição seja realmente nutritiva
Com a queda das temperaturas, é comum que as sopas e caldos ganhem espaço no cardápio do jantar. Mas uma dúvida frequente surge: sopa pode substituir uma refeição completa? Segundo o Dr. Daniel Magnoni, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a resposta é sim, desde que preparada com atenção ao valor nutricional.
“A sopa pode ser considerada uma boa opção para o jantar. Ela contém líquidos, proteínas, carboidratos e minerais importantes, dependendo de como for preparada. É janta, sim”, afirma o Dr. Daniel.
O que torna a sopa uma refeição completa?
Para que a sopa cumpra bem o papel de uma refeição equilibrada, a escolha dos ingredientes é fundamental. Caldos prontos e temperos ultraprocessados devem ser evitados, principalmente devido ao excesso de sódio. O ideal é sempre optar por preparações caseiras, feitas com alimentos frescos e naturais.
- 13 sinais no corpo que revelam problemas silenciosos no fígado
- Galaxy Watch 7 com até 47% de desconto; corra antes que acabe!
- Sinais comuns que podem esconder câncer
- Tá muito barato! Uma seleção de perfumes com descontos imperdíveis

A presença de proteínas magras, vegetais e legumes variados garante a diversidade nutricional. “Todos os legumes e vegetais podem ser utilizados. É importante preparar o caldo com o cozimento de uma proteína como peixe, frango ou carne com pouca gordura, como por exemplo patinho, maminha e coxão duro, para extrair nutrientes de todos os alimentos”, orienta Magnoni.
Entre os vegetais mais indicados, estão cenoura, abóbora, chuchu, batata e folhas verdes, usados com equilíbrio para manter a leveza da refeição, sem perder em sabor ou nutrientes.
Evite excessos e ingredientes que atrapalham
Apesar de parecerem inofensivos, acompanhamentos como pães, torradas e croutons podem comprometer o valor nutricional da sopa, segundo o nutrólogo. “Evite colocar pão, torradas ou croutons, que acrescentam calorias e carboidratos em excesso à refeição. Também não é indicado o uso de pimentas em grande quantidade, pois podem irritar o trato gastrointestinal.”
Na hora de temperar, Magnoni recomenda usar ervas aromáticas naturais e gorduras boas com moderação, como azeite de oliva, óleo de canola ou de soja.
Combinando alimentos frescos e preparos caseiros, as sopas e caldos se tornam opções práticas e completas para o jantar, especialmente nos dias frios. Além de contribuírem para a hidratação também promovem saciedade e oferecem nutrientes essenciais de forma leve, favorecendo o descanso noturno e o bem-estar.