SP amplia vacinação para pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades

Para garantir a imunização, é preciso apresentar comprovante da condição na UBS

O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 1º, que as pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades e e deficiências permanentes começarão a ser imunizadas contra a covid-19 a partir desta quarta-feira, 2.

A expectativa é vacinar 1,2 milhão pessoas desse público em todo o estado.

São Paulo começa a vacinar pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades
Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo começa a vacinar pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades

Para garantir a aplicação do imunizante, é preciso apresentar comprovante da condição. Neste caso, poderão ser aceitos exames, relatórios médicos, receitas, prescrições médicas, com até dois anos de emissão, diagnósticos ou documentos semelhantes, que deverão ser apresentados no local de vacinação.

Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.

Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Cadastro no Vacina Já

O governo de São Paulo pede para que antes as pessoas façam o pré-cadastro no site Vacina Já. O objetivo da ferramenta é coletar antecipadamente os dados das pessoas que serão imunizadas, para agilizar o atendimento no dia e evitar aglomeração nos locais de imunização.

Além do site Vacina Já, o público-alvo também conta um canal do WhatsApp para fazer o pré-cadastro. Para preencher o formulário, basta mandar um “oi” para o número: (11) 95220-2923.

O pré-cadastro não é obrigatório, e os cidadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente, informando seus dados presencialmente no dia da imunização. O objetivo da ferramenta é coletar antecipadamente os dados das pessoas que serão imunizadas, para agilizar o atendimento no dia e evitar aglomeração nos locais de imunização.