4 substâncias que comprometem a saúde da voz

Por: Redação
Crédito: Getty Images/iStockphotoCertos alimentos podem ser irritantes para as cordas vocais

Manter a voz saudável não é apenas evitar resfriados ou gripes que dificultam a capacidade de falar, também é preciso dar atenção ao que é ingerido. Certas substâncias podem ser prejudiciais às cordas vocais ou desencadear muco na garganta.

A fonoaudióloga Jane Celeste, do estúdio da voz, listou alguns alimentos que podem ser irritantes. As recomendações são especialmente às pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho.

Gengibre – Pode ser irritante da mucosa gástrica, detonando um refluxo (subida do suco gástrico) e queimando a região posterior da laringe, gerando um incomodo ou até pigarro. Com isso, anestesia a garganta e propicia um abuso da voz devido à falta de percepção dos órgãos fonatórios.

Apesar de provocar alívio para dores de garganta, o gengibre pode comprometer a voz

Própolis – Apesar de ser um anti-inflamatório natural, pode não funcionar quando o problema na garganta não é causado por bactérias.  Normalmente o spray possui álcool em sua composição, trazendo para o usuário uma perda da sensibilidade, propiciando o abuso vocal.

Chocolate – Tem leite (aumentando a produção de muco) e cafeína (ressecando a mucosa, assim como o café, chá preto e refrigerantes).  Não se deve comer chocolate ou beber leite pelo menos duas horas antes de falar para não prejudicar a projeção da voz.  Esses produtos deixam a saliva mais grossa e mais viscosa.

Água Gelada – Pode produzir um choque térmico , mas isso depende da sensibilidade de cada um.

Leia também:

Compartilhe:

Tags:#Saúde