Superalimento que ajuda na artrite pode virar um shake delicioso
Incorporar a bebida na dieta pode ser uma estratégia natural para aliviar a inflamação
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. Medicamentos, fisioterapia e até alguns superalimentos podem ajudar na condição que afeta cerca de dois milhões de pessoas no Brasil.
Entre os alimentos com ação benéfica para quem tem artrite está o mirtilo, que já foi associado à melhora dos sintomas de artrite devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
A fruta é rica em compostos como antocianinas, que são potentes antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação nas articulações, um dos principais problemas associados à artrite.
- Aprenda a regular o cortisol com esses 5 hábitos pela manhã
- Barra de Tabatinga, seu próximo destino no Rio Grande do Norte
- Senai tem mais de 10 mil vagas disponíveis em cursos gratuitos
- PrEP é solução eficaz para prevenção do HIV
Além disso, os mirtilos são uma boa fonte de vitamina C e outros fitonutrientes que contribuem para a saúde das articulações, protegendo o tecido conjuntivo e ajudando a combater o estresse oxidativo que pode piorar os sintomas da artrite.
O que diz a ciência sobre os mirtilos e a artrite?
Segundo um estudo publicado pelo Food Functional, as frutas possuem um papel importante na prevenção da artrite reumatoide. Em especial, as famosas frutas vermelhas como morango, framboesa, mirtilo e romãs.
De acordo com o estudo, essas frutas têm mostrado resultados promissores na redução da dor e inflamação nos estudos clínicos em humanos.
Há também algumas evidências sobre o papel de polifenóis específicos de frutas, como quercetina e flavonoides cítricos no alívio dos sintomas da condição.
No entanto, os pesquisadores defendem mais pesquisas para determinar os mecanismos, a dosagem e a seleção de frutas e extratos no tratamento da artrite.