Últimas notícias:

Loading...

SUS passa a ter primeiro remédio para tratar a covid-19

Estudos mostram que o medicamento, um dos recomendados pela OMS, é capaz de diminuir as reações inflamatórias causadas pela doença

Por: Redação

O SUS passará a contar agora com o primeiro remédio contra a covid-19. Trata-se do Olumiant (baricitinibe), da farmacêutica Eli Lilly.

A decisão foi aprovada pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) na quarta-feira, 30.

O medicamento de uso oral é indicado para tratar pacientes adultos hospitalizados com a doença e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

remédio covid sus
Crédito: Divulgação/Eli Lilly Eli LillySUS incorpora primeiro remédio para tratar covid-19

Como atua o remédio?

O baricitinibe é um medicamento que atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios.

Ele já é utilizado para tratar doenças autoimunes, câncer de sangue e medula óssea e artrite reumatoide.

De forma mais específica, ele diminui a ação da interleucina-6 (IL-6), substância ligada à ocorrência de reações inflamatórias geradas por diversas doenças e se apresenta com níveis elevados em casos mais graves de covid-19.

novo tipo de coronavirus
Crédito: Rost-9D/istockEstudos mostram que o medicamento diminui as reações inflamatórias da covid

Estudos observaram que o uso do baracitinibe mais terapia padrão contribuiu para uma redução significativa da mortalidade nos pacientes, quando comparado aos pacientes que receberam apenas a terapia padrão.

Por conta desses resultados positivos, o baricitinibe  é um dos medicamentos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para  pacientes com doença grave ou crítica em combinação com corticosteroides.

A droga é de uso restrito ao ambiente hospitalar, não podendo ser adquirida sem a indicação médica.

Compartilhe: