Ticiane Pinheiro joga fora 57 slimes da filha por conterem bórax

Febre entre as crianças, a massinha caseira é comumente feita com produto tóxico

Por: Redação
ticiane abraçada com rafinha
Crédito: Reprodução/InstagramApresentadora tomou atitude radical ao saber dos riscos do slime caseiro

Ticiane Pinheiro postou em seu Instagram um vídeo que mostra a filha, Rafinha Justus, se desfazendo de 57 slimes, aquela massinha grudenta caseira que é sucesso entre as crianças.

imagens do stories mostrando Rafinha jogando fora os slimes
Crédito: Reprodução/InstagramRafinha Justus jogou mais de 50 slimes fora
Rafinha Justus jogando os slimes fora
Crédito: Reprodução/InstagramRafinha usou máscara para manipular o produto

A apresentadora – que já chegou a ensinar no YouTube como fazer slime – ficou preocupada depois de saber que o brinquedo leva substâncias tóxicas.

O problema maior está no bórax (borato de sódio), um ingrediente químico que vem sendo utilizado e vendido de forma inadequada como ativador da geleca caseira.  Porém, tal uso não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode ser prejudicial para a saúde, especialmente de crianças.

Na semana passada, a agência fez um alerta sobre o perigo de usar a substância, que – se inalada ou ingerida – pode causar náuseas, vômitos e cólicas abdominais, diarreia com coloração azul/esverdeada, cianose (pele, unhas e lábios azulados ou acinzentados) e queda de pressão, perda da consciência e choque cardiovascular.

O bórax é a matéria-prima de alguns produtos de limpeza, como sabão em pó para máquina de lavar, inseticidas e outros. Para ter uma ideia do potencial de risco dele, a ANVISA o avalia como classe toxicológica II, isto é, altamente tóxico.

criança segurando slime
Crédito: Getty Images/iStockphotoSlime caseiro é tóxico e pode causa irritação à pele de crianças

Além do borato de sódio, o slime caseiro costuma levar também águam boricada, cola branca e espuma de barbear. No YouTube, existem inúmeros tutoriais ensinando a fazer, mas nem todas as receitas usam exatamente os mesmos ingredientes.

A cola branca também requer atenção dos pais, já que – em contato com a pele – pode causar irritação, assim como a espuma de barbear.

Caso tenha slime caseiro em casa, o mais recomendável é fazer como Ticiane Pinheiro: jogar fora.

Em caso de intoxicação, a Anvisa dá as seguintes orientações:

  • Não provoque vômito;
  • Não ingira água, leite ou qualquer outro líquido;
  • Ligue para o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) local. Veja o número do Centro de cada estado e do Distrito Federal no link;
  • Se recomendado pelo atendente do centro, busque atendimento médico com urgência.

Compartilhe: