Verme no olho: entenda a loíase, doença diagnosticada em mulher
Veja o que causa e quais os sintomas comuns dessa infecção desencadeada por parasita
Uma antropóloga alemã de 36 anos buscou atendimento médico após reparar uma estrutura semelhante a um verme em movimento em sua pálpebra esquerda. Os médicos realizaram um exame microscópico, que revelou a presença de parasitas no olho dela.
O caso foi descrito no jornal científico ‘New England Journal of Medicine’ (NEJM), que publicou um vídeo do verme em movimento.
De acordo com os médicos que atenderam a mulher, ela foi infectada durante uma viagem a trabalho para a República Centro-Africana.
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
- Como diminuir o estresse com 5 simples hábitos pela manhã
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
Loíase
A loíase, doença popularmente conhecida como verme ocular africano, é causada pelo parasita Loa loa. A infecção afeta os olhos causando inflamação, dor e problemas de vista.
Como o verme migra pelo corpo através do tecido subcutâneo, pode ainda causar inchaço inflamatório (conhecido como inchaço do Calabar). Esse edemas podem aparecer em qualquer parte, embora sejam mais comuns perto das articulações.
De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos EUA, a verminose é transmitida aos humanos por meio das picadas de moscas-dos-veados (também conhecidas como moscas do mangue) do gênero Chrysops.
As moscas que transmitem o parasita se reproduzem em algumas florestas tropicais da África Ocidental e Central, onde há mais registros de casos.
Sinais e sintomas
O verme quando adulto, algumas vezes, pode ser visto movendo-se na parte branca do olho.
Esse movimento costuma provocar severa dores, além de cegueira por alguns minutos ou várias horas. Porém, a maioria dos casos de loíase é assintomática.
Tratamento
O médico pode recorrer à remoção cirúrgica para que o paciente tenha alívio imediato. Porém, de acordo com o CDC, remover o verme do olho não cura a infecção, pois o parasita costuma ser encontrado em outras partes do corpo.
Para este caso, medicamentos são administrados para matar o parasita. Como há um pequeno risco de efeitos colaterais graves relacionados à eliminação dos parasitas, o médico costuma consultar um especialista em medicina tropical e fazer testes para ter certeza de que o tratamento é seguro.