Verrugas no intestino podem evoluir para câncer

Na maioria dos casos, as verrugas são assintomáticas, mas algumas vezes podem gerar dores abdominais, prisão de ventre e anemia

Por: Redação | Comunicar erro

Muitas pessoas não sabem, mas o intestino pode ter verrugas. Elas são conhecidas como pólipos, lesão formada pelo crescimento desigual dos tecidos na parede de órgãos como o intestino grosso. Segundo o médico Artur Parada, coordenador do serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital 9 de Julho, cerca de 40% das pessoas acima dos 50 anos apresentam pólipos colorretais.

A preocupação com esse tipo de lesão está relacionada ao fato de que o pólipo pode evoluir para um câncer colorretal que é o terceiro tipo mais frequente de câncer em homens e o segundo entre as mulheres.

ilustração que mostra os pólipos (verrugas) no intestino
Crédito: tussik13/istockAs verrugas no intestino, quando não tratadas, podem evoluir para câncer

O tumor no intestino evolui lentamente e é assintomático em fase inicial. Por isso, exames de rastreamento são os mais indicados para a prevenção. A partir dos 45 a 50 anos, é indicado que todos os pacientes façam anualmente uma colonoscopia, exame de imagem que rastreia possíveis doenças no intestino.

O procedimento é feito por um aparelho sofisticado, tipo uma sonda, chamada de colonoscópio, que é introduzida pelo ânus e conduzida até o intestino grosso. O exame é feito por um especialista em endoscopia gastrointestinal. “Entre as colonoscopias realizadas em nossos pacientes são encontrados pólipos em até 40% dos casos, explica o médico.

Como o tema gera muitas dúvidas, listamos abaixo as principais questões sobre pólipos. Confira:

Por que essas verrugas nascem?

A maioria dos pólipos nascem de alterações genéticas em algumas células que passam a proliferar. Eles podem ter o formato de um “cogumelo” ou serem planos, como uma verruga plana, pouco elevada. A grande maioria dos pólipos são assintomáticos. Mas existem casos em que podem gerar dores abdominais, prisão de ventre, anemias, emagrecimento rápido e sensação de evacuação incompleta.

O pólipo pode virar câncer?

Sim. Segundo o Dr. Parada, a lesão pode demorar de 5 a 10 anos para virar um tumor. “Quanto maior o pólipo, maior o risco de a lesão tornar-se um câncer” esclarece o médico.

 O pólipo pode ocorrer em todas as idades?

O grupo mais afetado são os idosos ou pessoas que já tiveram pólipos, câncer e doenças inflamatórias de longa duração. Outros grupos de risco são os fumantes, obesos e sedentários.

ilustração mostra lesão no intestino
Crédito: wildpixel/istockColonoscopia é uma das formas de detectar o problema

 Depois do diagnóstico, o que deve ser feito?

Atualmente, cerca de 95% dos pólipos são removidos completamente por colonoscopia. Já no caso de pólipos múltiplos, grandes, de difícil acesso ou que se tornaram tumores, são indicadas ressecções cirúrgicas.

 Além da colonoscopia, existem outros exames para detectar os pólipos?

Outros exames, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e eventualmente a cápsula de cólon, que funciona como uma microcâmera que atravessa o intestino fotografando-o, podem ser indicados.

Como pode ser feita a prevenção?

Hábitos saudáveis como não fumar, e aliar a prática de exercícios físicos à uma alimentação saudável diminuem os riscos da doença. Além disso, fazer o acompanhamento médico é essencial.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
2
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
3
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
4
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
5
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
6
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …
7
03:44
Tive a minha primeira vez, e agora?
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala neste vídeo o quão importante é fazer uma consulta ginecológica após perder …
8
02:32
O que você precisa saber sobre a vacina da gripe
A gripe pode matar? A vacina da gripe é para qualquer idade? Hoje o Dr. Gonzalo Vecina tira essas e outras …