WhatsApp tem impacto positivo na saúde mental, segundo estudo

Pesquisa mostra que usuários demonstram maior autoestima de acordo com o tempo de utilização do aplicativo

Por: Redação

Há muito se discute com preocupação a influência das redes sociais e dos smartphones em em nosso bem-estar, mas um estudo recente apontou que o uso de aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, pode ser benéfico para a nossa saúde mental.

As descobertas, publicadas no International Journal of Human-Computer Interaction, mostraram que quanto maior o tempo de uso do aplicativo, menos solitários os usuários se sentiam e maiores eram os níveis de sua autoestima.

homem abrindo o whatsapp
Crédito: Wachiwit/istockWhatsApp tem um impacto positivo na saúde psicológica do usuário

O estudo realizado pela Edge Hill University analisou 200 participantes do sexo masculino e feminino, com idade média de 24 anos. Os voluntários relataram o uso do WhatsApp por cerca de 55 minutos, em média, por dia. A maioria estimulada pela possibilidade de interação nos grupos.

De acordo com Linda Kaye, principal autora do estudo, a possibilidade de se conectar com amigos mais próximos é favorável para aspectos do bem-estar. “A quantidade de tempo no WhatsApp indica que as pessoas estão se sentido próximas de amigos e familiares e isso ajuda a perceber como essas relações são de boa qualidade”, explicou a pesquisadora da Universidade Edge Hill.

mulher digitando no Whatsapp
Crédito: Hocus-focus/istockManter -se ativo no WhatsApp pode estimular os relacionamentos existentes

Para a pesquisadora, o estudo contribui para debates sobre o papel dos aplicativos sociais nas relações humanas. “Isso dá origem à noção de que a tecnologia social, como o WhatsApp, pode estimular os relacionamentos existentes e as oportunidades de comunicação, reforçando assim aspectos do bem-estar positivo dos usuários”, completou Kaye.

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …