Whole 30: dieta proteica propõe mudança de hábito em 30 dias

Por: Redação Comunicar erro

Um novo programa alimentar tem conquistado muitos adeptos nos Estados Unidos e começou a ganhar a atenção dos brasileiros nas redes sociais. Chamada de Whole 30, a dieta propõe 30 dias para que mudanças de hábito consideráveis aconteçam na alimentação e reflitam no corpo.

O método foi desenvolvido pelo médico funcional Dallas Hartwig e pela nutricionista Melissa Hartwig. A dieta consiste em deixar de consumir durante 30 dias determinados tipos de substâncias que, segundo eles, atrapalham o bom funcionamento do organismo e causam inchaço, má digestão e enxaquecas.

O cardápio é baseado em proteína animal, gorduras boas e carboidratos provenientes de verduras e raízes. “Basicamente resume-se em cortar totalmente o açúcar, eliminar grãos e farinhas, não consumir nada processado e retirar laticínios”, diz a endocrinologista e metabologista Carolina Mantelli.

Crédito: Getty Images/iStockphotoCardápio consiste em proteína, gorduras boas, vegetais e raízes

Justamente por isso, não é permitido ter nenhuma refeição livre ou furo na dieta e, se acontecer, é necessário reiniciar o período de 30 dias. E tem mais: nada de se pesar antes do final dos dias do programa.

O motivo de não ser permitido subir na balança é que a dieta não tem o peso em si como principal fator. De acordo com os criadores, o principal é que aconteça uma transformação na relação que se tem com a alimentação e que seja possível identificar as respostas que o organismo dá quando consome determinados tipos de alimento.

Já o motivo de a dieta Whole30 durar 30 dias é para que durante esse período o organismo se desintoxique e seja possível perceber como o corpo reage às mudanças alimentares.

Confira o artigo completo e saiba mais sobre o programa alimentar no site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
2
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
3
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
4
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
5
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
6
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
7
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …
8
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …