5 lugares para sentir-se em Portugal sem sair de SP

O roteiro inspirado na terrinha inclui restaurante especializado, museus e construções históricas da capital paulista

Enquanto a tão sonhada viagem para Portugal não chega, seja por falta de tempo ou pelo euro nas alturas, que tal curtir o clima lusitano em São Paulo?

A capital paulista e seus arredores foram grandes receptoras dos 700 mil imigrantes portugueses que desembarcaram no Brasil, entre os séculos 18 e 20.

Lisboa, capital de Portugal, é um dos destinos preferidos dos brasileiros na Europa
Créditos: iStock/Allard1
Lisboa, capital de Portugal, é um dos destinos preferidos dos brasileiros na Europa

Números expressivos do povo responsável pelos primeiros assentamentos europeus na região, que ajudou a moldar a cultura, arquitetura e gastronomia do Brasil.

Hoje, como parte da herança, temos ótimos restaurantes, museus e muita história para contar na capital paulista. A seguir, confira a seleção de endereços paulistanos que, de alguma forma, celebram nossas raízes lusitanas.

Restaurante Bacalhau do Porto

Alheira de bacalhau, uma das iguarias portuguesa
Créditos: Divulgação
Alheira de bacalhau, uma das iguarias portuguesa

Alheiras de mirandela, sardinha à moda portuguesa e bolinhos de bacalhau são a introdução para uma refeição tipicamente lusitana neste restaurante do bairro do Ipiranga, na zona sul.

Fundado há mais de 40 anos pelo casal Maria da Conceição e Sergio Emílio Quaglia, o local também é referência quando o assunto é bacalhau, especialmente nas versões “à Gomes de Sá”, o “Funchal” e o premiado “João do Buraco” ( 1º Lugar no Concurso Bacalhau da Noruega).

Para acompanhar, uma carta de vinhos que prioriza rótulos portugueses, inclusive o famoso vinho verde do país. Há ainda boas massas e carnes, tudo servido num ambiente familiar, com decoração que remete ao Velho Mundo, ideal para almoços de família e encontros com os amigos. Saiba mais: restaurantebacalhaudoporto.com.br.

Museu da Imigração

Na região da Mooca, na zona leste, celebra o patrimônio cultural das várias nacionalidades, como a portuguesa, que contribuíram para a formação social brasileira.

O espaço propõe a reflexão por meio de documentos, fotos e instalações. Não deixe de ver a exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades sobre as diversas fases do processo no Brasil”.

Além disso, nos dias 26 e 27 de novembro, acontece o Portugal Fest no museu. Uma festa com música, danças típicas, gastronomia e diversas atividades para celebrar o cultura lusitana. Saiba mais: museudaimigracao.org.br

Pateo do Collegio

Pateo do Collegio, marco de fundação da cidade de São Paulo
Créditos: Divulgação
Pateo do Collegio, marco de fundação da cidade de São Paulo

Uma construção branca chama atenção no meio dos grandes prédios, no centro da maior cidade do país. É o Pateo do Collegio, onde o Padre Anchieta decidiu construir a base para alojamento dos colonizadores e colégio para catequização dos índios, em 1554.

A estrutura mudou ao longo dos anos até chegar à edificação que vemos hoje. Atualmente, o complexo compreende a Igreja São José de Anchieta e o Museu de Anchieta com peças de arte sacra que remetem à vida social e a religiosidade do período de fundação da capital paulista. Saiba mais: pateodocollegio.com.br

Casa de Portugal

A Casa de Portugal de São Paulo foi fundada em 1935 por portugueses e luso-brasileiros. O objetivo era prestar assistência a essa comunidade, além de celebrar seus valores e as tradições herdadas.

Atualmente, segue firme e forte na promoção cultural do país, ocupa um edifício de 1956 no bairro da Liberdade e promove uma série de eventos abertos ao público.

Ao longo do ano, acontecem apresentações de dança típica, shows de fado e de artistas lusitanos, entre outras atividades. A programação fica disponível na página oficial da Casa de Portugal no Facebook. Saiba mais: casadeportugalsp.com.br

MASP

MASP tem várias obras que abordam o processo de colonização portuguesa do Brasil
Créditos: Divulgação
MASP tem várias obras que abordam o processo de colonização portuguesa do Brasil

Entre os principais museus do país, tem acervo permanente com centenas de obras. Algumas delas foram produzidas por artistas portugueses, como a pintura O ateliê do artista de 1894, assinada por José Malhoa.

Há também várias obras que abordam o processo de colonização do Brasil, como as Victor Meirelles que tem uma visão crítica do período. Saiba mais: masp.org.br.