Abrolhos e baleias jubarte atraem turistas no sul da Bahia

Por: Redação

Com uma área de mais de 90 mil hectares, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos está localizado no sul do litoral da Bahia e tem como limites cinco ilhas. Abrolhos abrange o Recife de Timbebas, o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago dos Abrolhos –composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (esta sob jurisdição da Marinha).

Baleias em Abrolhos
Crédito: Eduardo AndreassiAvistar baleias, fazer mergulho, ver naufrágios e a rica fauna marinha fazem do Parque dos Abrolhos o atrativo natural mais importante da Costa das Baleias

É apenas permitido o desembarque de visitantes em uma das ilhas. A Siriba.

Centenas de pequenas conchas e corais se acumulam na ponta sudoeste da ilha, formando uma espécie de praia. A outra extremidade é formada por piscinas naturais que abrigam peixes coloridos e outros organismos marinhos.

Abrolhos
Crédito: Eduardo AndreassiTuristas desembarcando na Ilha

Para conhecer Abrolhos, há passeios diários e saídas agendadas com duração de permanência de um a cinco dias.

As atrações principais de Abrolhos são os passeios para observação das baleias Jubarte, passeios para mergulhos autônomos, mergulho noturno e visita a ilha de Siriba para conhecer a rica fauna e flora de Abrolhos.

Abrolhos
Crédito: Eduardo AndreassiAtobás no arquipélago de Abrolhos

A embarcação que opera o passeio para o arquipélago sai por volta das 6h30 da cidade de Caravelas e retorna em torno das 18h.

“Vocês estão no primeiro parque marinho criado no Brasil criado em 1983, efetivado em 1987, gerido pelo Instituto Chico Mendes, abrangendo duas áreas. O parque está localizado na maior concentração de baleias jubarte, que percorreram quilômetros para chegar até essa região e iniciar esse período reprodutivo entre julho e novembro.

Abrolhos
Crédito: Eduardo AndreassiEmbarcação no Arquipélago de Abrolhos

O parque protege toda essa rica biodiversidade marinha que aqui possui que muitas estão ameaçadas de extinção. “Pedimos que não coletasse nada, nem concha, nem pedra e tomem cuidado com os corais e com o lixo produzido a bordo da sua embarcação”.

E completa: “Quanto ao mergulho, caso se depare com tartarugas ou peixes, não persigam. Mantenham distancia para não afugentá-los. A caminhada na trilha da ilha é por volta de 15 minutos e vamos descer em turmas de no máximo de 30 pessoas, sendo 15 indo para um lado e 15 indo para outro” explica Bárbara, monitora ambiental do parque que vem à embarcação e dá as boas vindas aos turistas assim que chegam a Abrolhos.

Abrolhos
Crédito: Eduardo AndreassiBase da Marinha em Abrolhos

O mergulho livre é realizado em profundidades de até 5 metros permitindo visualizar peixes multicoloridos, corais, algas e tartarugas marinhas. Já o mergulho autônomo permite que o visitante veja naufrágios, cavernas, noturno e em chapeirões. O mergulho no parque somente pode ser realizado em locais pré-estabelecidos e acompanhado de um condutor subaquático treinado.

Baleias jubarte

Baleias jubarte
Crédito: Eduardo AndreassiBaleia jubarte se exibe para turistas em Abrolhos

As mais belas e preservadas praias brasileiras, no litoral sul da BahiaPrado, Caravelas, Arraial d’Ajuda e outras do Sul do Estado–, começam a receber desde o mês de agosto a “visita” de baleias da espécie jubarte.

A temporada para avistar as baleias, indo em direção ao Arquipélago dos Abrolhos –no oceano Atlântico– é um dos passeios mais procurados na região, sendo no período de julho à primeira semana de novembro, a época de migração desses grandes mamíferos.

Abrolhos
Crédito: Eduardo AndreassiTuristas desembarcando em Abrolhos

Em busca de águas mais quentes e tranquilas para a reprodução da espécie, essas baleias vêm de longe, saindo da Antártica até chegar no Brasil. Período muito esperado para os visitantes poder avistar bem de perto essa espécie de mamífero, estando a bordo de embarcações seguras e com uma equipe bem preparada para rastrear as mesmas.

Ainda, aproveitando o passeio, é possível conhecer Abrolhos, caminhar no Arquipélago e até praticar mergulho. Desembarcando da grande embarcação, botes levam os visitantes até a ilha, onde é possível caminhar 300 metros e observar as espécies de aves que lá habitam e se reproduzem, como o Atobá, Andorinhas e Grazina. Ao mesmo tempo, avistamos a reserva da Marinha, na ilha de Santa Bárbara.

Abrolhos
Crédito: Eduardo AndreassiTuristas desembarcam em Abrolhos

Costa das Baleias

Situada no litoral do extremo sul do Estado da Bahia, a Costa das Baleias compreende os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa.

Serviços

Pousada Casa de Maria (Prado)
Tel.: (73) 3298-1425; 3298-1880; 99993-4473 ou 98859-0573
Site: www.pousadacasademariaprado.com.br ou reserva@casademaria.com.br

Catavento Tour
Tel.: (73) 99941-5042 ou (31) 99940-0981
Informações: www.cataventotour.com.br ou catavento@cataventotour.com.br.

Por Eduardo Andreassi

Compartilhe:

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …