CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Após veto dos EUA, veja quais países estão barrando brasileiros

A partir desta quarta-feira, 27, brasileiros estão proibidos de entrar nos EUA por causa da pandemia da covid-19

Por: Redação

O aumento expressivo dos casos do novo coronavírus (covid-19) no Brasil pode fazer com que brasileiros sejam barrados em alguns países quando viagens internacionais forem retomadas.

No domingo, o presidente Donald Trump anunciou medidas para restringir a entrada de pessoas provenientes do Brasil por causa da covid-19. As novas regras entrem em vigor a partir desta quarta-feira, 27.

Crédito: Josh Denmark/ US Customs and Border ProtectionA partir do dia 27, brasileiros estão proibidos de entrar nos EUA por causa da pandemia

A decisão de Trump ocorre dois dias após o Brasil se tornar no segundo país do mundo em número de casos da covid-19, atrás apenas dos EUA.

Para o governo americano, pessoas provenientes do território brasileiro são uma “ameaça” à sua segurança nacional.

Os brasileiros também podem sofrer com algum tipo de restrição para entrar na Europa.

No começo do mês vários países da comunidade europeia começaram a relaxar as medidas de confinamento e isolamento social, como Grécia, Itália e Espanha.

Um dos critérios adotados pela União Europeia para a reabertura das fronteiras internas é que apenas moradores de estados-membros com “uma situação epidemiológica controlada” sejam recebidos.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Estudo publicado pelo Imperial College (centro de referência no controle de epidemias) revela que a taxa de contágio da covid-19 estimada para o Brasil é uma das mais altas entre 54 países monitorados pela instituição para os próximos meses.

De acordo com o estudo, cada brasileiro infectado transmite o coronavírus para outras duas pessoas, que por sua vez transmitem para mais duas, provocando um crescimento exponencial do número de casos.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), impedir a entrada de cidadãos de países com a pandemia fora de controle deve ser a praxe “por um bom tempo”.

Crédito: Marta Ortiz/iStockUnião Europeia orientou membros a verificar situação da pandemia antes de abrir as fronteiras

“Quando as viagens voltarem, veremos países confiando naqueles que se mostram capazes de manejar bem o contágio. Vão deixar entrar as pessoas que não adicionam risco”, disse Michael Rya, diretor-executivo da OMS.

Fronteiras fechadas

Atualmente, a maioria dos países fechou suas fronteiras para estrangeiros — em geral ou de determinadas nacionalidades —, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), ou suspendeu os voos internacionais.

No Brasil as fronteiras estão fechadas desde 27 de março e permanecerão assim até pelo menos o fim de junho.

Crédito: Toronto Tourism MediaO Canadá é um dos países que estão com a fronteira para estrangeiros fechada

O número de voos internacionais foi bastante reduzido por conta da pandemia. Atualmente O Brasil tem voos para os EUA (Houston, Fort Lauderdale e Orlando); França (Paris); Holanda (Amsterdã); Portugal (Lisboa e Porto); Alemanha (Frankfurt) e Etiópia (Adis Abeba).

Confira abaixo destinos onde brasileiros não podem entrar neste momento, salvo algumas exceções, como para quem é residente no país em questão — e, mesmo nestes casos, quem ingressa é normalmente obrigado a passar por uma quarentena.

  • Estados Unidos: não permite a entrada de estrangeiros que venham do Brasil, da China, do Irã, do Reino Unido, da União Europeia.
  • Canadá: a entrada de estrangeiros está proibida.
  • União Europeia: o fechamento das fronteiras para estrangeiros foi prorrogado até 15 de junho.
  • Japão: não permite a entrada de estrangeiros que venham de dezenas de países, entre eles o Brasil.
  • China: não permite a entrada de estrangeiros no país.
  • Índia: os voos internacionais para o país estão suspensos.
  • Austrália: não permite a entrada de estrangeiros.
  • Nova Zelândia: não permite a entrada de estrangeiros.
  • Argentina: as fronteiras estão fechadas para estrangeiros.
  • Uruguai: os voos internacionais estão suspensos.
  • Chile: estrangeiros não podem entrar no país.
  • Paraguai: os voos para o país estão suspensos.
  • Bolívia: as fronteiras do país estão fechadas para estrangeiros.
  • Peru: as fronteiras do país estão fechadas para estrangeiros.
  • Venezuela: os voos internacionais estão suspensos.
  • Equador: os voos para o país estão suspensos.
  • Colômbia: os voos para o país estão suspensos.

Com informações da BBC Brasil

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.