App usa realidade aumentada para você visitar museus sem sair de casa
Em meio a esse caos que estamos vivendo, saiba como ver as obras de arte mais famosas do mundo dentro da sua casa
Pandemia de novo coronavírus (Covid-19), quarentena, fronteiras fechadas… Definitivamente viajar NÃO é uma opção neste momento! Mas calma… ainda dá para visitar virtualmente os lugares mais lotados do mundo sem risco algum!
Você conhece o aplicativo do Google Arts & Culture?! Então recomendo que baixe no seu celular e se divirta com a realidade aumentada para ver grandes obras de arte sem sair de casa.
É possível fazer um tour virtual por museus, galerias e pontos turísticos do mundo inteiro com a mesma tecnologia do Street View. O Museum View (que também pode ser acessado pelo computador) não é tanta novidade, apesar de proporcionar pontos de vista bem interessantes, como a visão 360º do alto do Taj Mahal, na Índia.
- Os 5 maiores museus do mundo: saiba onde ficam e como visitá-los
- As fascinantes histórias que há por trás de 10 obras de arte famosas
- 7 museus que contam a história negra e indígena para visitar de casa
- Faça um tour virtual pelos museus mais icônicos dos EUA
Porém, na minha opinião, o mais impressionante desse app fica por conta do recurso Art Projector, que usa realidade aumentada e só dá para acessar pelo aplicativo no celular!
Art Projector
Dentro do Google Arts & Culture, o recurso Art Projector usa a realidade aumentada e permite que você fique cara a cara com algumas das obras mais famosas do mundo. Em tamanho natural, você enxerga uma pintura pela tela do seu celular como se estivesse pendurada na parede da sua sala. É impressionante e dá para passar umas boas horas viajando sem sair de casa!!!
- Saiba o que fazer se você tem viagem marcada
- Coronavírus: número de casos confirmados no Brasil
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
Foi assim que trouxe “O Grito”, do norueguês Edvard Munch, que está na Galeria Nacional de Oslo, para dentro de casa. Achei bem condizente com o momento que estamos vivendo ;/
Você também consegue chegar pertinho da obra para enxergar os detalhes, como fiz na pintura de Roy Lichtenstein, em exposição na minha sala de jantar – ops, no The Art Institute of Chicago.
Pocket Gallery
Navegue pelo app e irá encontrar outro recurso impressionante, o Meet Vermeer. Trata-se de um Pocket Gallery, uma galeria de arte virtual que também usa realidade aumentada.
Pelo celular eu “entrei” nessa galeria com todas as obras de Johannes Vermeer, pintor holandês mais famoso do século 17. Todas as pinturas “penduradas” em tamanho real com detalhes nítidos e de alta definição. Enquanto eu andava pelo meu quarto, era como se eu tivesse explorando uma galeria de arte.
O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para Android quanto iOS
Agora o momento é de aproveitar o máximo possível a tecnologia para o nosso entretenimento dentro de casa durante essa fase de resguardo sem pirar!